Saiba como aproveitar as festas sem comprometer o peso

ceia
(Foto: Freepik)

As festas de fim de ano são marcadas por momentos de celebração e confraternização com os amigos e familiares – e também de mesas fartas e irresistíveis! Mas, enquanto brindamos, o excesso calórico é um verdadeiro desafio para quem deseja manter o peso e a saúde em dia. Pensando nisso, Maryane Malta, diretora técnica de nutrição da renomada Clínica Seven, referência nacional e internacional em nutrição e emagrecimento saudável, preparou dicas práticas para que todos possam aproveitar ao máximo, sem peso na consciência (e na balança!).

Leia também – Moderação de sal nas ceias de final de ano pode ajudar na sua saúde renal

Organize-se e coma sem culpa
A organização e o planejamento são os fatores mais importantes:  Escolha suas refeições, mastigue devagar e permita-se provar o que ama – sem exageros! Não existem alimentos proibidos, mas é importante manter o foco nas quantidades, especialmente com opções mais calóricas.

Não pule refeições. Um café da manhã equilibrado com carboidrato, proteína e fruta ajuda a controlar a fome no decorrer do dia. Durante os lanches, invista em frutas, castanhas ou snacks saudáveis e não esqueça de se hidratar com água saborizada, chás gelados ou água com gás.

Mantenha-se ativo
Faça alguma atividade física. Caminhada no parque ou praia, ande com seu pet ou dê um passeio de bicicleta. Fazer isso pelo menos três vezes por semana contribui para a manutenção do peso e da saúde.

Para os dias de Natal e Réveillon
Durante a ceia, procure equilibrar as porções de cada grupo alimentar. Por exemplo, concentre as porções de carboidratos no jantar, optando por opções mais leves nos outros horários, como sopas, saladas, legumes e proteínas. Antes da refeição principal também é indicado consumir um prato de salada de folhas e legumes, para aumentar a saciedade. Opte por carnes grelhadas, assadas ou cozidas e tenha atenção com o excesso de gordura.

Sobremesas e bebidas alcoólicas
Prefira frutas típicas da época como pêssego, uva, melancia, abacaxi e cereja. Caso queira provar uma sobremesa que você adora, basta controlar a quantidade. Sobre o consumo de álcool, sempre faça uma “autonegociação” sobre o que é mais importante para você: comida, sobremesa ou bebida. Evite sair do cardápio com o excesso de consumo dessas três opções. Novos hábitos e resultados são conquistados com a prática. Por isso, aproveite com equilíbrio e foque em fazer boas escolhas, sempre controlando as quantidades.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui