O verão chegou e o período de férias se aproxima. Junto, a busca incessante por estratégias para alcançar o “corpo ideal” em tempo recorde. Contudo, a recente regulação da ANVISA com proibição do uso de hormônios para fins estéticos trouxe um alerta importante: priorizar a saúde em vez de atalhos arriscados.
Leia também – Segurança e bem-estar na praia: Cuidados com a alimentação no verão
A testosterona, hormônio central nas discussões sobre saúde sexual, estética e performance, revela-se como um duplo agente na jornada de homens e mulheres em busca de aperfeiçoamentos. Vital para diversas funções do organismo masculino, pode ser um adversário na vida humana quando utilizado de forma errado.
A proibição e seus motivos
Em uma era em que a busca pela perfeição estética atinge novos patamares, uma tendência surgiu: o chip da beleza. O dispositivo subcutâneo que liberava doses de testosterona e outros hormônios ao longo do tempo, envolvia a administração contínua dessas substancias a homens e mulheres, visando aprimorar a estética e energizar o corpo. Por trás dessa promessa de beleza, os perigos quase invisíveis foram descobertos e seu mau uso foi proibido através de uma regulamentação da Anvisa em novembro de 2024, após alerta do Conselho Federal de Medicina e demais entidades.
Originalmente desenvolvido para tratamentos médicos específicos, tem sido adotado para potencializar resultado de treinos em academias proporcionando aumento de energia e potencial estético.
Durante anos, o uso indiscriminado de hormônios para fins estéticos ganhou força, mas também resultou em graves consequências para a saúde. A decisão de proibir essa prática reflete a urgência de proteger a população.
Segundo o andrologista e urologista, Tiago Cesar Mierzwa, “os implantes subcutâneos aqui no Brasil eram utilizados de maneira inadvertida, com manipulação de diversas substâncias e para objetivos que não eram os recomendados pelas sociedades médicas. O uso de hormônios sem orientação adequada pode provocar alterações severas, complicações cardiovasculares, infertilidade e até mesmo óbito, por isso mesmo a consulta médica e o acompanhamento profissional são tão essenciais para equilibrar os resultados que são desejados para o uso de qualquer medicamento”, reforça o especialista.
Um alerta para o verão
Com a estação mais quente do ano no horizonte, muitos ainda são seduzidos por promessas de resultados rápidos. Porém, o Dr. Tiago Mierzwa reforça que não existe atalho quando se trata de saúde: “O foco deve estar em estratégias saudáveis e sustentáveis, com atenção total ao bem-estar.”
Cinco passos para um corpo saudável e seguro
Ao invés de recorrer a práticas prejudiciais, Mierzwa sugere cinco alternativas que promovem saúde e boa forma:
- Alimentação equilibrada: Investir em uma dieta rica em nutrientes, com frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais com o acompanhamento de um nutricionista.
- Atividade física regular: Combinar exercícios aeróbicos com musculação para a melhora do condicionamento físico e mental, pois atividade física não é só para o corpo.
- Hidratação constante: Beber água regularmente é essencial, especialmente no verão. A hidratação nos previne de vários outros problemas.
- Sono reparador: Dormir bem regula os níveis hormonais e promove a recuperação física, o que ajuda no corpo, na mente e na qualidade de vida.
- Acompanhamento médico: Consultar especialistas permite um cuidado individualizado e seguro, com as dosagens certas do que é realmente necessário para estar em dia. Se não há horário na agenda dos seus médicos agora, espere para começar adequadamente algum tratamento: sua segurança é mais importante.
“É fundamental que as pessoas abandonem a busca por soluções rápidas e assumam o compromisso com a saúde. A andrologia oferece caminhos seguros para homens que desejam cuidar do corpo e mente, sem os riscos do uso inadequado de hormônios e sem prejudicar planejamento familiar e o desempenho sexual no relacionamento, por exemplo”, explica.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui