O mundo está cada vez mais acelerado e com isso as pessoas buscam exercícios que beneficiam sua saúde física, mas também promovam o bem-estar mental e a redução do estresse. As práticas de atividades mente-corpo ganharam uma popularidade significativa, oferecendo uma abordagem holística ao condicionamento físico que combina movimento do corpo, atenção plena e equilíbrio emocional.
Leia também – Nutricionista explica cuidados com a alimentação no frio
A essência do movimento consciente refere-se a uma forma de atividade física que enfatiza a integração do movimento físico, foco mental e percepção consciente. Combina os princípios da atenção plena com várias modalidades de exercícios para criar uma experiência holística e transformadora. Os princípios fundamentais do movimento consciente são: presença e conscientização, conexão mente e corpo, respiração consciente, consciência corporal, intenção e foco.
“Ao praticar o movimento consciente, os indivíduos podem não apenas melhorar sua aptidão física, mas também o bem-estar mental, o equilíbrio emocional e a integração geral mente-corpo. Oferecendo uma abordagem holística do exercício que vai além dos aspectos físicos, promovendo uma conexão mais profunda consigo mesmo e com o momento presente”, pontua Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.
As práticas dão uma forte ênfase à conexão mente-corpo, reconhecendo que o movimento não é apenas um esforço físico, mas também uma experiência transformadora que abrange aspectos mentais, emocionais e espirituais.
Existem várias opções de exercícios mente-corpo que ganharam reconhecimento significativo por sua abordagem holística de condicionamento físico e bem-estar. Alguns dos exercícios mente-corpo mais conhecidos e amplamente praticados são os mais populares, Yoga, Pilates, Mat Pilates, Circuito Pilates e Tai Chi entre outras modalidades.
As modalidades oferecem diversas abordagens para o condicionamento físico holístico, enfatizando a integração do movimento físico, foco mental e percepção consciente. Cada prática tem seus próprios benefícios exclusivos, e os indivíduos podem escolher aquela que ressoa com seus interesses, objetivos e preferências.
Além dos benefícios mentais e emocionais, a prática fornece ferramentas eficazes para a redução do estresse, controle da ansiedade e melhora do humor e maior controle das emoções.
Segundo Eduardo, “à medida que nos esforçamos por uma abordagem mais equilibrada e holística do condicionamento físico, a tendência do movimento consciente continua a aumentar. A incorporação de práticas de exercícios mente-corpo na rotina de condicionamento físico não apenas contribui para a força física e a flexibilidade, mas também nutre o bem-estar mental, criando uma conexão harmoniosa entre o corpo e a mente”.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui