Idosos que têm amigos vivem mais e melhor

idosos
(Foto: Ilustração)

A amizade é uma relação afetiva entre pessoas, que representa um dos vínculos sociais que a maioria dos seres humanos têm ao longo da sua vida. Segundo estudos, a origem da palavra amigo vem do grego e significa, “sem o meu eu”. Em todo caso, o relacionamento amigável é uma das interações interpessoais de mais profundidade e conexão. É possível enumerar várias pessoas que possuem amizades que duram anos, que pode, inclusive, iniciar na infância e permear até ambos estarem idosos.

Leia também – Confira quatro atividades físicas para os idosos

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Harvard sobre o segredo da felicidade, descreve que pessoas que criam laços afetivos vivem mais e melhor. Com isso, é possível afirmar que a amizade traz diversos benefícios para a saúde física e mental principalmente para a pessoa idosa.

Márcia Sena, especialista em qualidade de vida na terceira idade e envelhecimento ativo, explica a importância da amizade e interação social para a vida de um idoso.

Amizades previne os sinais de depressão e doenças cognitivas

O idoso que possui relações de amizade tem redução nos níveis de ansiedade e estresse, na qual é possível considerar uma prevenção contra os sinais de depressão. Outro benefício que a interação com amigos gera, é no combate de sintomas e doenças cognitivas, como Alzheimer, pois estimulam especialmente a linguagem e memória, que são de suma importância para manter a mente e intelecto ativos.

Criar novos laços de amizade é fundamental

Novas amizades, são ferramentas valiosas para manter o sistema social, mas também cognitivo e a memória em boas condições. Isso acontece devido às funções neurológicas, que continuam funcionando e promovendo conexões fundamentais para a saúde mental.

Além disso, estimula a comunicação e a interação com novas pessoas. Pois durante ao longo da vida o idoso tem algumas perdas no seu círculo de amizade, como quando saí do convívio dos colegas de trabalho, ou a morte de um amigo de longa data. Isso pode ocasionar um sentimento de solidão, por conta dessas quebras de relacionamentos. Portanto, é fundamental os familiares incentivar os idosos a construírem novos ciclos de amizades.

Como o idoso pode conhecer pessoas novas e manter uma vida ativa socialmente?

É preciso que o idoso mude a rotina com atividades que gerem bem-estar, prazer e interação social. Como por exemplo, iniciar um novo curso, praticar atividades físicas em grupo, pescar, participar de aulas de dança ou de artesanato. Claro, com a era digital, as redes sociais podem ser um bom lugar para se criarem novas amizades virtuais.

Márcia Sena finaliza, que “na terceira idade, uma vida social ativa traz benefícios não apenas para o idoso, mas, também, para aqueles que estão ao redor. Quanto mais saudável, feliz e disposto o idoso se sente, mais ele consegue viver momentos de qualidade com as pessoas que ama”.

*Informações Assessoria de Imprensa