Entenda os benefícios da leitura e escrita

Confira o artigo de William Costa, fundador da App Universo

(Foto: gpointstudio / Freepik)

*Por William Costa, fundador da App Universo

Apesar de ainda ser considerada tabu, a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço nas conversas entre as pessoas. A pandemia da covid-19 nos despertou para um fato importante: ao sermos obrigados a cumprir o isolamento social para evitar problemas de saúde física, descobrimos a importância de também olhar para a saúde mental e manter o nosso cérebro saudável, pois uma interfere na outra e ambas são responsáveis por nos proporcionar bem-estar.

Outra pauta que está bastante em alta nos últimos anos é o autocuidado, que diz respeito a práticas que podem ajudar uma pessoa a cuidar melhor de si mesma por meio de hábitos cultivados no dia a dia. A leitura e a escrita certamente são dois deles, pois trazem diversos benefícios para o ser humano. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, seis minutos diários de leitura são capazes de aliviar o estresse e as tensões acumuladas.

Descubra abaixo mais sobre os benefícios da leitura e escrita:

 1. Estimulam o cérebro

A leitura e a escrita são atividades estimulantes para o cérebro humano, pois exercitam o raciocínio, a memória, a concentração e a reflexão, além de desenvolverem o senso crítico. Esses são benefícios que valem ouro, pois essas práticas cuidam da saúde de um órgão superimportante para que consigamos cultivar uma vida saudável e feliz.

 2. São atividades complementares

Leitura e escrita estão diretamente conectadas. Afinal, o conhecimento adquirido com uma pode ser usado na outra de maneira complementar. Ao ler livros, por exemplo, você amplia o seu vocabulário, o que pode ser aplicado para a escrita de textos, além de aprender novas maneiras de se expressar por meio das palavras escritas.

 3. Têm valor terapêutico

Psicólogos usam as ferramentas de leitura e escrita para estimular pacientes a dedicarem um tempo para relaxar e cultivar hobbies, além de aplicá-las em atividades que possam ajudar as pessoas em seus processos terapêuticos. Livros de temas específicos podem auxiliar uma pessoa a compreender melhor seus sentimentos e problemas, assim como a escrita pode ajudar a organizar os pensamentos e funcionar como uma ferramenta de desabafo.

 Aqui vale até mesmo escrever um diário. Estudos apontam que o hábito de registrar padrões de comportamento, fracassos e conquistas aumenta a autoestima e a motivação, além de promover a autoconfiança. É que, se as circunstâncias atuais parecerem intransponíveis, você poderá olhar para trás por meio da leitura, constatar dilemas já solucionados e ter ideias para resolver os conflitos do presente. Também é válido ressaltar que, essas práticas não dispensam tratamentos com psicólogos, psiquiatras ou qualquer outro profissional da área. Inclusive, em muitos casos, especialistas devem ser procurados.

4. Previnem doenças

Leitura e escrita auxiliam na prevenção de doenças neurodegenerativas que podem afetar pessoas de qualquer idade. Com o passar do tempo, nosso corpo se torna menos capaz de criar neurônios. Contudo, doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson aceleram esse processo. Como não têm cura, a saída é a prevenção, e a leitura e a escrita são ótimas aliadas para evitá-las, pois aumentam as conexões neurais.

5. Melhoram a capacidade de resolução de problemas

Ao ler e entrar em contato com diferentes histórias e personagens, você tem a oportunidade de ganhar novas inspirações e olhares para a vida. Quando escreve, é possível organizar melhor os pensamentos e sentimentos que vêm à tona, isso pode ajudar a entender melhor o que está se passando. Com todo esse repertório de ideias, as pessoas descobrem novas e melhores formas de resolver seus problemas. Faça o teste: quando sentir insegurança, tristeza e/ou confusão, escreva! Assim, você terá acesso ao seu mundo interior e isso pode ajudar a compreender as suas emoções para lidar melhor com cada uma.

Agora que você sabe os principais os benefícios da leitura e escrita para a saúde mental, que tal começar? Essas práticas podem ser introduzidas facilmente na rotina e só envolvem vantagens. Busque referências de leitores assíduos e escritores para começar a sua jornada, seja em sites, seja em aplicativos, livros físicos, clubes de leitura. O mais importante é dar início a esse processo tão benéfico.

benefícios da leitura e escrita
William Costa

*Por William Costa, fundador da App Universo, rede social para amantes de literatura.

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui