Enfermeiros formandos da UEL recebem carteira do Coren/PR na Colação de Grau

A cerimônia de Colação de Grau dos 43 Enfermeiros formandos da Universidade Estadual de Londrina – UEL, celebrada no dia 28 de janeiro, contou com um benefício a mais: os novos profissionais de enfermagem receberam sua Carteira de Identidade Profissional do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) no momento da formatura. É o Programa Boas-vindas Coren/PR, que neste ano teve a UEL como primeira Instituição Pública de Ensino Superior a aderir ao projeto.

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, foi a responsável pela entrega do documento a cada formando. A equipe da subseção Londrina recepcionou os formandos, que puderam conferir as carteiras e assinar os protocolos de entrega. Durante a cerimônia, ficou clara a liderança exercida pelos Enfermeiros.

“Foi uma satisfação perceber que a Enfermagem desponta como liderança desde os bancos universitários. A oradora representante de todos os alunos da área da saúde, foi uma graduada enfermeira; o juramento dos formandos foi encabeçado por um enfermeiro e a paraninfa geral, uma docente Enfermeira. No ano da Enfermagem, em plena campanha Nursing Now, podemos ver na prática que somos protagonistas da saúde e uma voz para liderar. O reconhecimento do Coren/PR a esse exemplo de liderança de qualidade”, disse a presidente Simone Peruzzo.

A paraninfa geral dos formandos, Enfermeira Juliana Lima Monteseli, se sentiu honrada pelo convite e destacou a responsabilidade do título recebido. “Quem está aqui como homenageado, de alguma forma inspirou esses novos profissionais. Então é uma honra saber que, de alguma forma, pude inspirar a carreira dos nossos ex-alunos, agora profissionais. E ao mesmo tempo, é uma responsabilidade, porque, querendo ou não, somos espelho para eles, que agora serão responsáveis por cuidar da sociedade, promover saúde, assistir ao tratamento, acompanhar a reabilitação, garantindo bem-estar e dignidade das pessoas em todas as fases da vida”.

Gilselena Kerbauy Lopes, nome de turma da Enfermagem, definiu a escolha dos formandos como reflexo do trabalho exercido na docência e agradeceu a parceria com o Coren/PR. “Parabenizo o Conselho por estar conosco neste momento. A entrega da carteira profissional, que é nossa ferramenta para início no mercado de trabalho, gerou mais alegria à Colação de Grau”.

Leia mais: Enfermeira de Ponta Grossa ganha prêmio nacional de Enfermagem

Formandos

Os profissionais recém-formados comemoraram a parceria com o Conselho, como ressaltou Jéssica Maia Storer, já aprovada na Residência de Enfermagem, “Pra mim é muito importante, porque é uma responsabilidade que a gente assume de ser enfermeira, com a coparticipação do Coren de estar com a gente neste momento. Pra gente é importante pra dar o primeiro passo, sair daqui apto para o mercado de trabalho”, declarou.

“Mais do que tudo, valorizo a facilidade. Já saímos daqui com a Carteira do Coren e com o mundo aberto de possibilidades para poder agora estar de fato no mercado de trabalho” disse Lucimara Victorino Cardoso Pais dos Santos.

Lucas Eduardo Carneiro, de Apucarana, diz que foi escolhido pela profissão. “Eu tenho uma ligação muito forte com o cuidado, e com a família também. Minha vó ficou doente por um tempo e minha mãe foi quem cuidou dela. Presenciando toda essa situação, percebi que é isso que eu deveria seguir como profissão. Agora com a carteira do Coren em mãos, além da colação de grau, a mensagem que recebo é: vai – você está pronto. E isso é muito bom”.

A formanda Isabela Bossi Faleiros recebeu sua carteira do Coren durante a cerimônia de Colação de Grau, representando os demais profissionais de Enfermagem. Para ela, a atribuição de representar a turma inteira perante o Conselho Universitário da UEL e os convidados é um grande orgulho. “Pra mim é muito importante representar minha turma e receber nosso registro pra poder trabalhar na Enfermagem, uma profissão que batalhamos pra conquistar durante o tempo da faculdade. Eu escolhi ser enfermeira quando tive que cuidar de meu pai doente, quando estava no terceiro ano do ensino médio. Ali eu vi que essa era minha vocação e por isso cheguei aqui”, disse emocionada.

Projeto

O Boas-vindas Coren/PR é uma projeto do Conselho de Enfermagem do Paraná em parceria com as Instituições de Ensino da Enfermagem, tanto técnicas, quanto de nível superior. A primeira instituição a aderir à proposta, em 2019, foi o Centro Universitário Filadélfia – Unifil, que também participa do projeto em 2020.

As instituições que quiserem obter mais informações sobre o Boas-vindas Coren/PR devem enviar e-mail para faleconosco@corenpr.gov.br. As propostas de parceria são estudadas de acordo com a capacidade de atendimento do Conselho.