Ecoturismo e seus benefícios

Ecoturismo parece autoexplicativo: ecologia + turismo = ecoturismo. Mas esta modalidade de viagens não é simplesmente passear junto à natureza.

Você tinha ideia que um roteiro urbano também pode ser considerado ecoturismo?

Ecoturismo, ou turismo sustentável, é definido pela forma que viajamos. É mais uma atitude do que um lugar propriamente. De forma resumida, para se tornar um eco-turista basta decidir adotar a prática de respeito à natureza e à cultura dos lugares visitados.

Existe uma definição do Ministério do Turismo para o que caracteriza essa modalidade: “Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

 

O mais interessante é que faz parte da iniciativa do conservacionismo ambiental que se dedica a compreender as necessidades das comunidades locais para melhorar a sua qualidade de vida.

 

Princípios do Ecoturismo

Os princípios do ecoturismo definidos pela Sociedade Internacional de Ecoturismo são:

·         Evitar impacto negativo que possa danificar ou destruir as características naturais ou culturais dos ambientes visitados.

·         Educar o viajante sobre a importância da conservação do meio ambiente e da cultura.

·         Incentivar a alocação de recursos dedicados a conservação de áreas naturais e o manejo de áreas protegidas.

·         Levar benefícios econômicos para as comunidades locais dirigindo prosperidade econômica às pessoas nativas ou que vivem próximas das áreas protegidas.

·         Reforçar a necessidade do planejamento e crescimento sustentável da indústria do turismo garantindo que seu desenvolvimento não ultrapasse a “capacidade” social e ambiental do local.

·         Procurar fazer com que a receitas sejam dirigidas a economia local pelo reforço no uso de produtos e serviços locais.

O conceito mais importante é o “turismo responsável”: ao visitar áreas naturais devemos procurar conservar o ambiente, dar sustento às comunidades locais e aprender sobre o contexto biológico, econômico, cultural. A educação faz parte do processo e inclui tanto a equipe de apoio quanto os viajantes.

Importância do Ecoturismo

Ao se tornar um eco-turista pode ter certeza que estará ajudando as pessoas que entram em contato com você a viverem com mais qualidade e realização. Comunidades locais, especialmente aquelas que não têm acesso a empregos na área industrial, se beneficiam imensamente de visitantes que respeitam suas terras e trazem recursos monetários para a região.

Quanto mais sabemos sobre o lugar que visitamos, mais admiração desenvolvemos e isso nos inspira a protegê-lo. Ao explorar novos lugares com um espírito de curiosidade e bondade, aprendemos as histórias das pessoas, que nos dá uma perspectiva privilegiada.

 

Infelizmente, turistas são vistos como visitantes rudes e inconvenientes aos residentes locais por causa do movimento, tráfego, exigências não razoáveis e a incapacidade de compreender e respeitar costumes locais. Mas, ao conhecermos as pessoas enquanto viajamos de forma sustentável, conseguimos uma compreensão mútua onde aprendemos sobre uns aos outros sem perturbar o dia a dia e sem desrespeitar os valores locais. Isso cria um sentimento de união e sensibilidade cultural.

Ao nos tornarmos eco-turistas passamos a nos preocupar com o impacto da nossa presença e a promover e dar suporte aos empreendimentos eco-sustentáveis.

Benefícios do Ecoturismo

·         Ao viajar você não só aprende sobre os costumes locais e tem a oportunidade de ensinar sobre o seu estilo de vida, mas é também uma excelente forma de autoconhecimento. Obtemos uma visão de mundo completamente diferente e somos desafiados a abrir nossa mente a novas maneiras de encarar a vida.

·         Temos a oportunidade de apreciar novos estilos de música e formas de vestir. Assistir a um show de rua, dançar com as pessoas e trocar histórias. Podemos passar o dia em trajes de banho ou ir à opera. Não importa onde formos as experiências serão únicas!

·         A variedade de experiências não tem fim! Na terra ou sob a água, aventura não faltará.

·         Aprendemos novas palavras, expressões e sotaques o que pode ser benéfico até para o dia a dia de trabalho.

·         O contexto histórico pode fazer com que tenhamos a sensação de viajar no tempo. Fazer um city tour e olhar o nosso entorno de outra forma. Ver nossa própria cidade com outros olhos.

·         Souvenirs e artesanato que colocamos em nossas prateleiras nos transportam para lugares remotos até mesmo nos dias mais cinzentos. Fotos evocam memórias e adquirindo o artesanato local você mostra ao povo do região que você respeita e valoriza sua arte.

·         E, finalmente, o impossível não é mais tão impossível. O sentimento de realização ao conhecermos um novo lugar quando finalmente chegamos naquele destino de sonho provamos para nós mesmos que o impossível pode ser alcançado e conseguimos realizar nossos sonhos mais loucos!!

 

Essa é uma das modalidades de turismo que mais vem crescendo nos últimos tempos. Existem inúmeras alternativas! O ecoturismo é uma forma poderosa de preservar o meio ambiente. Você encontrará todo tipo de atividade, como reabilitação de um rio ou praia ou alternativas emocionantes para o viajante sozinho ou seguras para toda a família. Com os avanços da tecnologia este tipo de viajem pode ser através de uma agência ou você mesmo pode planejar sua próxima aventura.

Ficou inspirado para se tornar um eco-turista? 

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.