Como acabar com o torcicolo usando óleos essenciais

como acabar com o torcicolo com óleos essenciais
(Foto: Wayhomestudio / Freepik)

O home office tem se tornado uma realidade em todo o Brasil. Apesar da adoção da prática por boa parte da população brasileira, nem sempre os trabalhadores estão atuando em condições ideais para evitar dores no corpo. Neste cenário, a aromaterapia ganha espaço para o tratamento de diversos desequilíbrios, como o famoso torcicolo. Assim, confira dicas de como acabar com o torcicolo usando óleos essenciais.

A aplicação de óleos essenciais puros no pescoço, em função de seus componentes químicos, pode aliviar a tensão na musculatura do local em desequilíbrio e complementar os tratamentos tradicionais para o torcicolo. Por exemplo, os óleos ricos em mentol, como Menta Piperita, auxiliam no alívio da tensão muscular, enquanto óleos essenciais ricos em zingibereno, como o Gengibre, tem grande potencial anti-inflamatório.

Leia também – Dores nas costas: motivo de afastamento do trabalho

De acordo com o Sebrae, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de óleos essenciais – utilizado na aromaterapia -, respondendo por 13,5% desse mercado. Há empresas especializadas neste nicho, a Plucky, marca brasileira de óleos essenciais, que conta com 27 aromas exclusivos vindos de 13 países, inclusive do Brasil.

“A aromaterapia é fundamental para o tratamento de torcicolo e dores em geral. Alguns óleos essenciais aquecem, são vasodilatadores, auxiliam na inflamação e amenizam as dores. Então, no caso do torcicolo, alguns óleos essenciais são muito importantes. Podem ser utilizados pelo cheiro, inalando, como podem ser aplicados na pele. No caso do torcicolo, eu indico que a aplicação do óleo essencial seja diretamente na pele mesmo”, explica Elaine Ribeiro, massoterapeuta e terapeuta corporal holística, que trabalha com óleos essenciais há mais de dez anos, sobre como acabar com o torcicolo usando óleos essenciais.

como acabar com o torcicolo - massoterapeuta Elaine Ribeiro
Massoterapeuta Elaine Ribeiro (Foto: Divulgação)

“Esse tratamento pode ser feito diariamente, o melhor é sempre na parte da noite, quando a pessoa vai dormir. Os óleos essenciais podem ser diluídos em cremes neutros ou óleos vegetais. Sob orientação de um aromaterapeuta ou  de um massoterapeuta, pensando especificamente em torcicolo, o tratamento pode ser feito semanalmente. O massoterapeuta fará movimentos circulares no local com o óleo essencial e vai trabalhar o aquecimento da região em desequilíbrio com o objetivo de soltar a musculatura, amenizando a inflamação e eliminando, aos poucos, a dor”, destaca a massoterapeuta para as indicações sobre como acabar com o torcicolo.

* Com informações da assessoria de imprensa

Acompanhe as novidades de Saúde & Bem-estar clicando aqui