Com a chegada do recesso escolar, inicia também o período das colônias de férias, uma alternativa para descansar dos estudos e descontrair. Esses ambientes promovem diversos benefícios para as crianças, como a possibilidade de conhecer novos amigos e brincar ao ar livre, se desconectando um pouco das telas.
Leia também – Projeto Verão Unimed começa em Curitiba
Para que tudo ocorra da melhor forma possível, os pais precisam escolher bem o local. O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Londrina, Júnior Dias, ressalta algumas prioridades que precisam ser consideradas.
“É importante certificar-se de que o local oferece um espaço adequado. A segurança também é um dos itens que precisam ser considerados, tanto em relação às atividades propostas quanto ao cuidado e proteção das crianças”, ressalta.
Os pais ainda devem estar atentos à alimentação oferecida e se há fácil acesso à água, por exemplo. Caso a criança possua alguma restrição alimentar, isso deve ser informado e tratado com extrema atenção. A experiência da equipe e do serviço também contam muito na hora de decidir onde confiar seu filho.
Participar de uma colônia de férias pode contribuir para o desenvolvimento e socialização, já que muitas das atividades são feitas em grupo. “Outro benefício a ser considerado é o fato de ser um ambiente seguro para brincar, com monitores e propostas pensadas para cada faixa etária”, lembra o coordenador. Em geral, as colônias de férias promovem benefícios significativos nos seguintes aspectos:
Desenvolvimento de habilidades relacionais
Em uma colônia de férias, as crianças têm a possibilidade de desenvolver uma melhor comunicação, uma vez que estão imersas em atividades coletivas com outras da mesma faixa etária. O espírito de liderança e de diálogo também pode ser impulsionado durante o trabalho de resolução de problemas propostos pelas atividades.
Respeito às diferenças
A criança sai da rotina e conhece novas pessoas, mudando o seu ambiente social rotineiro. Com isso, são capazes de compreender e entender outros pontos de vista, opiniões e formas de viver, o que estimula a conviver em harmonia e respeitar opiniões e pontos de vista distintos.
Construção de autoestima
As pequenas vitórias nas atividades propostas cumprem a função de construir uma autoestima saudável. Dessa forma, as crianças elevam o nível de confiança em si mesmas, sabendo que são capazes de alcançar os resultados com trabalho e dedicação.
Habilidades criativas
Habilidades criativas
O ambiente da colônia também propicia o desenvolvimento e refinamento de habilidades criativas. Isso é possível por meio de brincadeiras lúdicas, jogos, teatro, música e atividades artísticas, por exemplo.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui