Com o início de um novo ano, é comum que as famosas “Resoluções de Ano Novo” se popularizem entre as pessoas. Comprar um novo carro, mudar de casa, ganhar uma promoção no trabalho são algumas das metas mais populares, mas perder peso e ser mais saudável ainda está em primeiro lugar nesta lista.
Leia também – Inteligência emocional ajuda a conquistar as metas e objetivos de 2023
A mudança nos hábitos alimentares é um grande desafio para a maioria. Isso porque uma grande parte tende a criar metas irrealistas, sem se informar realmente sobre os passos necessários para realizar esse processo de forma correta e saudável, levando-os à desistência.
Para evitar esse ciclo vicioso, a Nutrium, startup portuguesa que desembarcou no Brasil em 2022, desenvolveu uma lista de dicas para te ajudar a manter o foco tornar seus hábitos mais saudáveis.
Comece aos poucos
Ao traçar os objetivos para a mudança na alimentação, geralmente escolhemos objetivos muito grandes e específicos, como “perder 20kg” ou “parar de comer glúten” ou “cortar o chocolate para sempre”. Tais decisões colocam ainda mais pressão em cima do indivíduo, fazendo com que o desafio se torne muito mais complicado do que parece. Em vez disso, tente começar com objetivos menores que, no futuro, ajudarão você a alcançar sua forma mais saudável.
Tenha paciência
Os resultados não aparecem da noite para o dia. A reeducação alimentar acontece de forma devagar e o tempo do seu corpo deve ser respeitado, já que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar no processo de mudança de hábitos. Procure estabelecer rotinas que te ajudem a perceber os efeitos do processo em seu corpo, como mais disposição, energias renovadas, entre outros “sinais” – da vida saudável – desta forma, se não enxergar o progresso rapidamente, você poderá evitar a desistência.
Procure ajuda
Muitas vezes as tentativas de mudanças de hábitos, acontecem sem ajuda ou informação, mas ambas são necessárias para que os seus objetivos sejam alcançados. Atualmente informações sobre nutrição saudável podem ser encontradas a torto e a direita, mas nem sempre sabemos em que confiar.
A melhor forma de evitar “dietas da moda” ou hábitos que, eventualmente, serão prejudiciais – para sua saúde, é procurar o acompanhamento de um nutricionista. É aí que entra o Nutrium Care, um Programa de Bem-Estar para empresas, benefício único e inovador, que inclui acompanhamento ilimitado com nutricionistas excelentes, planos alimentares 100% personalizados, palestras -, workshops, conteúdos exclusivos da área da saúde nutrição, e muito mais.
Estabeleça objetivos realistas
Segundo os especialistas, traçar metas menores e celebrar os pequenos passos dados é indispensável para o começo dessa jornada. Um objetivo não tão ambicioso e progredir aos poucos para níveis mais difíceis, como realizar exercícios e ir avançando na frequência deste hábito com o passar dos meses, é a melhor pedida para garantir o sucesso de sua nova fase.
Não se trata de “começar devagar”, mas sim cumprir os objetivos em etapas menores, para então atingir resultados a longo prazo. Além disso, não espere “perfeição” diariamente ou se deixe levar pela sensação de fracasso quando cometer qualquer deslize. O mais importante é conseguir colocar a cabeça no lugar, aprender com os erros e voltar ao objetivo imediatamente. A mudança não acontecerá em um ou dois meses, mas sim dia após dia.
Nutrição como objetivo
Um dos grandes obstáculos de uma alimentação mais saudável é o dia a dia caótico do trabalho. A maioria das pessoas gasta cerca de 8 horas no ambiente profissional, durante as quais costumam cometer grande parte de seus erros alimentares.
Se você trabalha no RH de uma empresa, torne a alimentação de seus colaboradores uma prioridade. Ao investir em um programa de nutrição corporativa, as empresas podem ter funcionários mais saudáveis, felizes e produtivos. Também pode ajudar sua empresa a reter mais força de trabalho e se tornar mais atraente para novos talentos. Um programa de nutrição corporativa como o Nutrium Care é uma ótima maneira de melhorar a saúde geral da equipe, além de orientá-los e incentivá-los a adotar novos hábitos alimentares mais saudáveis.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui