Atualmente, muitas pessoas cogitam melhorar a qualidade dos hábitos alimentares, seja por conta ou com ajuda profissional. Isso é o que revela um estudo realizado pelo Bake and Cake Gourmet – plataforma de receitas saudáveis, cardápios e listas de compras –, através de um questionário de múltipla escolha, que aponta que mais de 50% dos brasileiros já buscaram alguma ajuda profissional relacionada à alimentação. As respostas obtidas revelam que 47,3% já procuraram por nutricionistas; 4,9% buscaram nutrólogos; e 3% tiveram orientação de médicos de outras especialidades, como endocrinologistas, por exemplo.
Leia também – 5 passos para evitar a síndrome do pescoço tecnológicoAMP
A pesquisa foi realizada pelo próprio site, on-line e contou com a participação de 1489 respondentes, de junho de 2022 a janeiro de 2023, com o intuito de identificar o que os brasileiros consideram como alimentação saudável, os motivadores que levam as pessoas a buscarem esse tipo de nutrição e seu entendimento sobre o tema.
Os números trouxeram uma faceta importante dos brasileiros, revelando as principais razões para os respondentes que buscaram ajuda profissional. O estudo indicou que destes, 45% tomaram a decisão em busca de reeducação alimentar, outros 45% queriam perder de peso, 24% tomaram a decisão em razão do diagnóstico de uma doença, 6% procuravam por ajuda com orientação para nutrição infantil e 2% para gestantes.
Já sobre o que significa uma alimentação saudável, o questionário mostrou que para 67% dos respondentes a alimentação saudável é uma alimentação variada e equilibrada, sem ultraprocessados, enquanto para 28% trata-se de uma dieta com redução de calorias (low carb, por exemplo). Já para 16%, o significado é de uma alimentação restritiva (sem glúten, sem lactose, vegana ou vegetariana), e para 6%, significa uma alimentação sem graça, mas que faz bem para a saúde. Isso mostra o quanto é preciso falar sobre este assunto, e trazer mais conhecimento para a população, já que o guia alimentar brasileiro recomenda como um dos principais passos para a alimentação saudável fazer uso de alimentos in natura e minimamente processados como base da alimentação.
“Embora pareça um universo grande (55%), que buscou alguma ajuda profissional para a mudança dos hábitos alimentares, os motivadores mostram que o brasileiro não está necessariamente sendo prevenido, em alguns casos está buscando mudar para perder peso adquirido ou por diagnóstico médico de alguma doença que pode melhorar com uma alimentação saudável. Mesmo assim, os dados são positivos e revelam um melhor entendimento sobre os conceitos e benefícios de bons hábitos alimentares e um movimento, mesmo que parcialmente reativo, em busca da qualidade de vida, comenta Cris Muratori, chefe de cozinha e fundadora do Bake and Cake Gourmet.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui