Banho de Floresta: a terapia do bem estar!

Descobri o Banho de Floresta, ou Shinrin-yoku, em japonês, há pouco tempo e quero compartilhar essa técnica com você.

A técnica do Banho de Floresta foi desenvolvida no Japão em 1982 por iniciativa do governo japonês que buscava incentivar as pessoas a saírem de casa e passarem algum tempo junto da natureza, mas tomou uma dimensão muito maior.

O Banho de Floresta teve a ideia inicial no senso comum das pessoas de que estar na natureza faz bem ao corpo e à mente – porque não dizer à alma também?!

Você já parou para analisar a sensação de bem-estar depois de visitar um parque com áreas verdes? Isso mesmo, pode ser simples assim: o hábito de visitar parques ou fazer caminhadas regulares em áreas arborizadas é suficiente para você sentir os benefícios no corpo e na mente segundo o médico japonês Qing-Li, autor dos livros “Shinrin-yoku: A arte japonesa da terapia da floresta” e “Forest Bathing: How trees can help you find health and happiness“.

Mas não é porque é simples que não existe uma técnica que possa ser aplicada para potencializar esses benefícios. A técnica do Banho de Floresta propõe uma experiência meditativa, em silêncio, observando o entorno e com exercícios muito semelhantes aos adotados pela meditação mindfulness.

 

A sessão de Banho de Floresta começa em uma área verde como um parque ou floresta, com exercícios para acalmar a mente, observar o ambiente a sua volta e caminhar a passos lentos com atenção plena, ou seja, deixando todos os sentidos atentos.

O benefício do Banho de Floresta é imediato e isso me fascina. Não é a toa que hoje essa técnica (ou terapia) é usada como forma de medicina preventiva.

Em seus estudos, Qing-Li lista que o banho de floresta reduz a produção de cortisol, principal hormônio causador do estresse, diminui a pressão arterial, além dos sintomas de ansiedade, fadiga e irritação. A prática ainda aumenta o sistema imunológico, melhora concentração e melhora o sono após uma caminhada de cerca de duas horas na floresta.

Você concorda comigo que é tudo que precisamos nesses dias de pandemia?

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.