Alimentação e saúde

Dia 31 de março é Dia Nacional da Saúde e Nutrição

alimentação e saude
(Foto: jcomp / Freepik)

Alimentação e saúde. Essa relação está cada vez mais evidente. Manter equilíbrio entre alimentação e saúde faz toda a diferença. O alerta vem, novamente, neste 31 de março, Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

E a alimentação pode ser um tratamento de saúde:

“Não tive sintomas. Descobri que estava com um alto nível de ferritina após um exame de sangue, em que o resultado foi de 1.280 ng/ml, sendo que o adequado para homens é de 30 a 400 ng/ml”, conta o engenheiro Amadeu Gaspar Mendes, de 65 anos. “Uma tomografia detectou que meu fígado estava sobrecarregado e poderia desenvolver uma cirrose, e um exame mais específico constatou a mutação da hemocromatose hereditária, uma condição da doença. Portanto, teria que conviver e fazer exames periódicos de sangue e, consequentemente, procedimentos de sangria”, relata.

Leia também – Alimentação e qualidade de sono

Leia também – Alimentação inadequada e sedentarismo avançam na pandemia

Vinicius Martins Nascimento, hematologista do Vera Cruz Hospital, explica que o aumento da ferritina sérica, ou hiperferritinemia, é uma das causas mais comuns de procura ao consultório do hematologista. “As razões variam amplamente, podendo estar relacionadas a doenças metabólicas e/ou inflamatórias, consumo crônico de álcool, doenças hepáticas e neoplasias. A Síndrome Metabólica, conjunto de doenças como Obesidade, Dislipidemia e Diabetes, entre outras, pode favorecer a elevação da ferritina. Em alguns casos mais raros, a depender dos exames de investigação inicial, pode haver também doenças genéticas que predispõem ao acúmulo de ferro no organismo, elevando também os níveis de ferritina, a chamada Hemocromatose Hereditária”, explica.

O tratamento varia conforme a causa. Desde mudança do estilo de vida, exercício físico e alimentação, até, em casos selecionados, à chamada sangria terapêutica (retirada de quantidade de sangue preestabelecida para reduzir os níveis de ferro).

A relação entre alimentação e saúde aparece aqui. A alimentação e dieta adequadas, sempre que possível orientada por um nutricionista experiente, pode ajudar a reduzir os níveis de ferritina, tanto por diminuir a absorção de ferro quanto por poder melhorar o depósito de gordura no fígado, grande responsável pelo aumento da ferritina. A nutricionista Ligia Vieira Carlos, do Vera Cruz Oncologia, explica que, no caso do paciente, essas medidas nutricionais foram fundamentais para auxiliar a queda significativa dos índices de ferritina, proporcionando melhora do quadro do paciente.

Segundo a especialista, o ferro utilizado pelo organismo é obtido de duas fontes principais: da dieta e da reciclagem de hemácias senescentes. Uma dieta convencional contém de 13 a 18 mg de ferro, dos quais somente 1 a 2 mg serão absorvidos na forma inorgânica ou na forma heme. “Algumas técnicas podem ser associadas durante o tratamento. Em casos selecionados, a terapia de quelante de ferro pode ser de grande auxílio. Uma estratégia nutricional associada ao acompanhamento médico para reduzir os níveis elevados de ferro pode ser a utilização de fitoterápicos, como o chá verde, rica fonte de catequinas”.

A nutricionista esclarece ainda que as dietas são calculadas de forma individualizada, embasadas no histórico, diagnóstico patológico, exames bioquímicos e preferências alimentares do paciente. “Em casos de níveis elevados de ferritina, deve-se evitar ou ajustar o consumo excessivo de alimentos ricos em ferro (fígado, carnes vermelhas, miúdos de galinha) e dos potentes em vitamina C somado aos alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, alimentos verde-escuros etc. É preciso, ainda, controlar o peso corporal, a glicemia, o colesterol, iniciar atividade física e, sob orientação, beber chás preto e verde e café após as principais refeições que contenham ferro, com intuito de auxiliar a reduzir a absorção dele”, esclarece.

Mendes diz não sentir falta do que não deve consumir e que, mesmo afetando a rotina familiar, é fácil seguir a dieta. “É bacana quando as pessoas entendem a importância que essa mudança tem na nossa vida. Por exemplo, é recomendado tomar café ou chá verde logo após as refeições para auxiliar a reduzir a absorção do ferro, e, quando vou almoçar ou jantar em casa de amigos que sabem da dieta, eles sempre fazem café após as refeições”.

A melhora do quadro, associada à redução do nível de ferritina obtido na fase de indução das sangrias, possibilitou que o engenheiro pudesse diminuir o número delas com o passar do tempo. “Faço exames de sangue a cada quatro meses, e o nível da ferritina tem se mantido estável com leve crescimento, mas muito menor se não fosse o controle pela dieta, três vezes menos. A diminuição da sangria foi bem significativa: antes era quatro a cada seis meses e hoje, quatro a cada dois anos”, conta.

Exemplos como o do engenheiro chamam a atenção nesta quinta-feira (31), Dia da Saúde e da Nutrição, e mostram a importância de aplicar as práticas nutricionais de forma individualizada para cada paciente, respeitando a relação entre alimentação e saúde.

Na visão da nutricionista, a alimentação é fundamental para a prevenção de doenças e o bem-estar de forma geral. “Uma alimentação balanceada, a prática de atividade física e o acompanhamento regular médico auxiliam na prevenção e combate precoce de algumas doenças. É importante que as pessoas entendam que somos resultado daquilo que comemos, absorvemos e excretamos. Adotar melhores hábitos é fundamental para longevidade com qualidade de vida”, reforça Ligia.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Como equilibrar a alimentação durante o home office?

Leia também – A alimentação inflamatória e as consequências para o organismo