5 dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

alimentação férias
(Foto: Camila Hampf/Pequeno Príncipe)

O mês de dezembro é marcado pelo início do verão e também das férias. Geralmente, neste período do ano, é comum que ocorram viagens ou passeios totalmente fora da rotina. Um dos cuidados necessários para aproveitar o momento das férias com mais disposição e saúde é por meio da alimentação!

Leia também – Impacto da alimentação na saúde bucal

O Hospital Pequeno Príncipe separou cinco dicas para manter uma alimentação saudável nas férias:

1- Estabeleça o equilíbrio

É importante estabelecer um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade da alimentação. Ou seja, nenhum alimento é proibido. O consumo de doces, frituras e processados precisa ser feito com moderação, sempre evitando os excessos. A família deve prezar pelas opções mais naturais – frutas, legumes, verduras e grãos devem estar sempre presentes à mesa. Desembale menos e descasque mais!

2- Opte por lanches saudáveis

No verão, os alimentos se deterioram com muita facilidade. Por isso, nem sempre a praticidade está ligada à segurança. É necessário evitar alimentos de procedência desconhecida ou duvidosa. Nos passeios, vale levar uma bolsa térmica com lanches saudáveis, como frutas, iogurte natural, picolés de frutas, saladas de frutas, snacks e biscoitos integrais, oleaginosas, e sanduíche natural.

3- Use a criatividade

É comum que as crianças rejeitem ou tenham dificuldade para comer alguns alimentos. As férias podem ser um momento de usar a criatividade e chamar os pequenos para ajudar. Incentivá-los a participar de todo o processo, como ir ao mercado, escolher os alimentos e realizar o preparo com pratos coloridos, frescos e naturais, pode ser uma alternativa divertida e de interação entre a família.

4- Mantenha a hidratação em dia

A hidratação adequada é essencial para a saúde, pois mantém o corpo em funcionamento adequado. No verão, essa necessidade é maior em decorrência das altas temperaturas. A necessidade hídrica é individualizada de acordo com a faixa etária e peso. Sempre que possível, leve uma garrafinha de água junto nos passeios. E, caso a criança queira beber outro líquido, prefira a água de coco, suco natural ou chás – todos sem adição de açúcares.

5- Alie a atividade física

Uma rotina de alimentação saudável associada a uma rotina de exercícios é aliada essencial para uma vida mais saudável e equilibrada, evitando o ganho excessivo de peso nesses períodos. Aproveite a flexibilidade dos horários das férias para exercitar-se com as crianças e desfrute o momento como diversão, fazendo caminhadas ou praticando algum esporte.

Opções de receitas saudáveis

SORVETE DE BANANA

INGREDIENTES

  • uma dúzia de bananas-prata picadas
  • ½ suco de limão

MODO DE PREPARO

Coloque a banana picada em um recipiente e leve ao congelador. Após congelada, bata no mix e adicione o suco do limão. Sirva ou leve novamente ao congelador.

PANQUECA DE ERVAS

INGREDIENTES

MASSA

  • ½ xícara de chá de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de chá farinha de trigo branca
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 ovo inteiro
  • uma pitada de sal
  • ½ colher de sopa de alecrim fresco
  • ½ colher de sopa de cebolinha fresca
  •  ½ colher de sopa de salsinha fresca
  • ½ colher de sopa de manjericão fresco

RECHEIO

  • 1 peito de frango
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sopa de requeijão

MODO DE PREPARO

Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até formar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira pequena, unte com uma gota de azeite e espalhe com papel-toalha. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere dourar levemente, vire a massa e repita com o outro lado. Faça o mesmo até usar toda a massa. Recheio: Refogue a cebola e o alho, adicione o peito de frango e cozinhe. Deixe esfriar e desfie o frango, adicionando o requeijão e recheando a panqueca.

As orientações são da nutricionista Ana Claudia Guerreiro, do Hospital Pequeno Príncipe.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui