Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Stony Brook University, nos Estados Unidos, a experiência que temos com a comida na infância é responsável por moldar nossas preferências da vida adulta, ressaltando a importância de uma alimentação balanceada e saudável desde cedo.
Além do que as crianças e adolescentes comem ao olhar dos pais, outro momento que merece atenção é o lanche escolar. Isso porque, neste período, os pequenos iniciam as referências alimentares longe de casa, com a curiosidade das demais refeições dos colegas. Mas, como deixar a lancheira saudável e divertida? A plataforma de social commerce Facily deixa algumas dicas. Confira:
1. Varie o cardápio
Lembrando que este é um momento da formação do apetite da criança, a ideia é fornecer alimentos variados para que ela conheça diferentes sabores. Uma dica é optar por uma lancheira bem colorida, porque cada cor possui um nutriente específico, que irá fortalecer a saúde dos pequenos.
2. Priorize alimentos in natura e pouco processados
Assim como os produtos com alto teor de açúcar, carboidrato, gordura saturada e sal fazem mal para os adultos, eles exercem o mesmo papel no organismo das crianças. Apesar dos salgadinhos ou bolachas recheadas, por exemplo, parecerem práticos e inofensivos, eles contém uma grande lista de ingredientes que prejudicam a saúde a longo prazo. A dica aqui é ler o rótulo: se não conhecer algum ingrediente, talvez esse produto não seja o mais indicado. Por isso, tente ao máximo oferecer alimentos naturais, como frutas e verduras, ou opções feitas em casa, como biscoitos, bolos, muffins e tortas.
3. A escolha da bebida é fundamental
Evite bebidas prontas. Não é que a criança não possa tomar um refrigerante ou suco de caixinha de vez em quando, mas o ideal é que não seja um hábito diário. Por isso, faça receitas caseiras, evitando o açúcar e sugerindo frutas já adocicadas naturalmente, como laranja, melancia e melão. Além disso, envie sempre água para a criança se manter hidratada durante o dia.
4. Inclua as crianças no processo
Para deixar a tarefa mais divertida, a dica é deixar que o pequeno faça parte das escolhas. Se possível, leve-o ao mercado ou inclua-o na hora de montar a lancheira. Assim, ele saberá o que estará comendo no momento que estiver sozinho.
5. Observe o que volta para casa e entenda a preferência do pequeno
Para ter sucesso no lanche, outro ponto importante é entender o que está e não funcionando. Após a escola, abra a lancheira e veja se algum item não foi consumido, perguntando sempre o motivo à criança. Dessa forma, as próximas escolhas serão mais assertivas.
Além dessas dicas, a Facily conta que é fundamental a busca de um nutricionista ou pediatra, que irá entender a criança e criar um plano específico para cada caso.
*Informações Assessoria de Imprensa
Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui