21 dias para mudar um hábito

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950 e o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.  

Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa que se tem saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas e preocupações, ainda mais em tempos de pandemia.

A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou da sua prevenção, mas também da qualidade de vida.

Para tanto, devemos tentar ao máximo adotar hábitos que melhorem nossa qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.

O ser humano precisa em média de 21 dias constantes para mudar um hábito, lembrando que cada pessoa tem seu próprio tempo. Assim, algumas pessoas conseguem em um tempo menor e outras pessoas precisam de um tempo maior.

Baseado na “Teoria dos 21 Dias” existem vários desafios voltados para a construção de hábitos saudáveis, tais como ficar 21 dias sem consumir açúcar, sem fumar, sem reclamar e assim por diante…

A minha sugestão é começar um desafio de 21 dias sem furar um dia de caminhada e para tornar isso mais divertido, tenho algumas propostas:

– Use um Aplicativo de monitoramento de caminhada no seu celular (tais como Strava, RunKeeper, Google Fit, etc) para contar os seus passos e medir as distâncias caminhadas diariamente. Lembrando que para o aplicativo medir tudo isso precisa caminhar com o seu celular!

– Vá ao site https://www.walking4fun.com (em inglês), se inscreva gratuitamente (sign up now) e escolha um dos 26 caminhos no mundo para percorrer hipoteticamente. Tem muitos caminhos interessantes, tais como o Tour de Mont Blanc, Caminho de Santiago, entre outros!

– Ao final de cada dia complete os passos dados naquela etapa no site e você vai ver fotos dos locais pelos quais você passou. É muito divertido!

É claro que devemos tomar todos os cuidados de distanciamento e uso de máscara devido à pandemia de Covid-19 durante nossas caminhadas diárias. E justamente pela dificuldade do momento precisamos nos exercitar para melhorar nossa qualidade de vida!

– E se chover? 

– E se chover vai molhar por que eu vou caminhar!

Não é na primeira dificuldade que a gente vai desistir de um desafio tão legal quanto esse: Adquirir um hábito saudável. 

* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.

Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.