Saiba como vai funcionar a primeira fase da vacinação contra Covid-19 em Curitiba

Curitiba dá início, nesta quarta-feira (20 de janeiro), às 10 horas, à campanha de vacinação contra a Covid-19. O ato simbólico que marca o começo do trabalho será no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Saiba como vai funcionar a primeira fase da vacinação contra Covid-19 em Curitiba:

  • Serão vacinados no local os 250 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que serão responsáveis pela aplicação da vacina na cidade. Depois desse ato simbólico, o pavilhão estará fechado para a conclusão da obra.

  • Atenção: o público não deve procurar o local em busca da vacina porque todos os vacinados vão ser convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, pelo aplicativo Saúde Já.

  • Após o evento que marca o início da campanha de vacinação as equipes da SMS começam a percorrer as instituições de longa permanência (ILPs) da cidade para aplicar a vacina, in loco, nos moradores, funcionários e cuidadores dos idosos.

  • O primeiro local a ser atendido será o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde serão vacinadas 218 pessoas. Incluindo as demais ILPs, a expectativa é de que sejam vacinadas nesta quarta-feira um total de 825 pessoas. A expectativa é que até meados da semana que vem estejam vacinados todos os moradores, funcionários e cuidados das 127 instituições de longa permanência da cidade.

  • Também vão ser vacinados os indígenas, em sua comunidade.

Leia também – Covid-19: o desafio da conservação das vacinas

  • Único local:

Embora a SMS tenha amplo domínio de grandes campanhas de vacinação em estruturas já existentes na rede de saúde – incluindo utilização de sistema drive-thru –, foi feita a opção por concentrar a vacinação em um único local neste início de campanha. O motivo: trata-se de uma área ampla que garante melhor fluidez nesta primeira fase do processo de vacinação.

Ao contrário das campanhas anteriores, esta contra a Covid-19 prevê a vacinação de 80% da população e o monitoramento de cada um que receber a vacina, bem como da própria vacina. Além disso, é a primeira campanha em meio a uma pandemia e usando um imunizante aprovado emergencialmente. Num lugar amplo e com toda a infraestrutura será possível atender a todos de forma segura, desde a chegada até a pós-vacinação.

  • Grupos Prioritários

Primeira fase:

Profissionais de saúde que trabalham ou moram em Curitiba, idosos que moram em instituições de longa permanência (asilos) e indígenas da aldeia Kakané-Porã, agentes funerários, equipes da FAS e Guarda Municipal e estudantes de cursos de saúde que fazem estágios na área. Mesmo dentro das fases, existem os grupos prioritários.

Segunda fase:

Idosos acamados, pessoas acima 80 anos, pessoas entre 79 e 75 anos, de 74 a 70, de 69 a 65 e de 64 a 60, funcionários e população privada de liberdade.

Terceira fase:

Cardiopatas graves, diabéticos, hipertensos, obesos, doentes neurológicos, pessoas com deficiências permanentes severas, pessoas com neoplasias, imunossuprimidos e transplantados e população de rua.

Quarta fase:

Trabalhadores essenciais, como os de limpeza pública, segurança pública, motoristas e cobradores, professores, taxistas e motoristas de aplicativos.

Quinta fase:

Grupos não prioritários, como a população com menos de 60 anos, seguindo a ordem de idade, dos mais velhos para os mais jovens.

  • Chamamento para tomar a vacina e agendamento

Com exceção dos idosos em lares e instituições de longa permanência como asilos e dos indígenas (cuja vacinação será encaminhada pela SMS), todas as pessoas dos demais grupos receberão a informação do dia e horário da vacina pelo aplicativo Saúde Já. O agendamento será feito pela Secretaria Municipal da Saúde e a informação do dia e horário para comparecer ao Centro de Imunização, no Barigui, será enviada pelo aplicativo. Qualquer cidadão que mora em Curitiba, independentemente de ter ou não plano privado de saúde, pode baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro.  Mais informações www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

O aplicativo oferece as opções “Confirmar” e “Não confirmar”, que poderão ser acionados. No caso de não confirmar, uma nova data será reagendada conforme disponibilidade de dose. O aplicativo tem o termo de recusa para quem optar em não vacinar. A opção aparece como “Não quero vacina”.

Clique aqui para ler mais perguntas e respostas.

Leia também – Mais um local para teste de Covid-19 em Curitiba: Arena da Baixada

Leia também – Paraná vai receber 265.600 doses da vacina contra Covid-19