Remédio para acne: alerta para o uso indevido

O uso de remédio para acne foi alvo de um alerta por parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). De acordo com a entidade, está ocorrendo o uso indevido de remédios com isotretinoína, como o medicamento popularmente vendido com o nome Roacutan. Este remédio para acne é utilizado para a redução do problema de pele. No entanto, vem sendo aplicado com o suposto intuito de afinar o nariz e tem ganhado popularidade, inclusive por meio de desafios nas redes sociais.

A SBD, entretanto, chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes. Segundo o diretor de mídia eletrônica da entidade, Moysés Lemos, o remédio para acne age diminuindo as glândulas sebáceas. Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

Leia também – É adulto e tem acne? Saiba mais sobre prevenção e tratamento

Leia também – Usar máscara pode dar espinhas? Saiba como evitar a “maskne”

“Não existe comprovação de que pessoas sem essa doença possam ter o afinamento. O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa. A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico.

Além disso, a aplicação do medicamento sem acompanhamento pode expor a pessoa a efeitos adversos. O uso do remédio para acne pode provocar elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado. “Essa medicação tem efeito particular em mulheres em idade fértil. Se elas engravidarem usando a medicação, há risco de 30% de o bebê nascer com malformação congênita”, acrescenta o diretor. Por essa razão, acrescenta o profissional, a compra em farmácias do produto só pode ocorrer mediante apresentação de receituário especial feito por um médico dermatologista.

Leia também – Lesões na pele podem ser indicativo de Covid-19, diz Sociedade Brasileira de Dermatologia