Testes de rápido para Covid-19: aumento na procura

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou nesta segunda-feira (7 de dezembro) que a procura por testes rápido para Covid-19 teve um pico na última semana de novembro. Entre os dias 23 e 30 do mês passado, o número de testes rápidos nas farmácias chegou a 108,8 mil. Na semana anterior, foram realizados 77 mil testes de farmácia para Covid-19.

Ainda segundo a Abrafarma, o volume de resultados positivos também foi recorde: foram apontados 19.510 casos de Covid-19. Isto corresponde a 18% do testes realizados. Isto representa um aumento de um ponto porcentual na comparação com a semana anterior e quatro pontos percentuais em relação ao início de novembro.

Desde abril, as farmácias já realizaram 1,3 milhão de testes rápidos para Covid-19, com cerca de 196 mil resultados positivos (15%), de acordo com a Abrafarma.

Leia também – Farmácias ofertam testes de Covid-19 em Curitiba (PR)

Curitiba

Sobre testes de farmácia para Covid-19 em Curitiba, apenas a Rede Nissei já contabilizou 60 mil atendimentos, desde maio.

“Existem testes rápidos que procuram o antígeno do vírus, muito comparável com o RT-PCR, e que funcionam para detectar a doença no início, e também há aqueles que procuram por anticorpos, que são de duas classes, IgG e IgM”, explica Carlos Ballarati, patologista clínico, cofundador da I9MED Diagnósticos Laboratoriais Rápidos e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Segundo ele, os testes são eficazes para detectar o vírus e também para avaliar se o indivíduo teve contato e apresenta imunidade. “Os testes são seguros e confiáveis, mas deve-se ficar atento às indicações dos períodos de realização desses exames”, frisa.

A Nissei oferece dois tipos de testes rápidos para Covid-19, cada um deles tem um tipo de indicação. O teste por antígenos é realizado a partir de amostra coletada do nariz do paciente com uma espécie de haste flexível chamada swab nasal. “O material colhido é colocado em contato com um reagente, e o resultado já pode ser obtido em aproximadamente 30 minutos. Esse teste pode ser feito a partir do terceiro dia após os sintomas”, esclarece Regina Molinari, gerente de RH e responsável pelos Serviços Avançados Nissei (SAN).

Já o exame sorológico ou IgG/IgM constata a presença de anticorpos no organismo por meio de algumas gotas de sangue colocadas em contato com um reagente. “O processo todo leva em média 20 minutos até se ter o resultado, e a indicação é que o teste seja feito a partir do oitavo dia após aparecerem os sintomas”, explica Regina. 

Os testes rápidos para Covid-19 na farmácia Nissei são realizados no modelo Drive-thru, mediante agendamento prévio.

Leia também – Você sabe a diferença dos testes de Covid-19?

Resultados

Os resultados dos testes rápidos para Covid-19 feitos em farmácias são computados no balanço da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

* Com informações do portal UOL e da assessoria de imprensa

Leia também – Aumento na procura por testes de Covid-19 em Curitiba e em outras regiões do país

Leia também – Coronavírus e anticorpos: como fica a imunização após a Covid-19