A importância da saúde visual da criança e o crescimento dos casos da miopia fazem parte das atenções e preocupações dos oftalmologistas brasileiros. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), duas pessoas a cada seis serão míopes em 2021. Em 2050, a proporção será de cinco a cada 10 pessoas.
Por isso, é essencial o cuidado com a saúde ocular e o diagnóstico preoce. O alerta está em uma campanha da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). A iniciativa conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira Oftalmologia Pediátrica (SBOP), Sociedade Brasileira de Visão Subnormal (SBVSN), Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“Alcançar o público em geral e levar esclarecimentos sobre a realidade da miopia são prioridades. Criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre o tema e assim ajudar a evitar problemas mais sérios como até a perda da visão”, destaca a presidente da SOBLEC, médica oftalmologista Tania Schaefer.
Leia também – Isolamento social aumenta casos de miopia em crianças
Leia também – Os cuidados com os olhos para evitar Covid-19 e conjuntivite no verão
Prática
Para viabilizar a campanha, a SOBLEC irá promover em todos os estados, entrevistas com pessoas das mais variadas profissões e idades que desempenhem papel relevante na sociedade, com habilidade de influenciar e engajar positivamente o público ao compartilhar experiências e opiniões. A iniciativa tem caráter de utilidade pública e deve envolver representantes de todas as regionais da SOBLEC, visando a um alcance mais abrangente do público-alvo. As entrevistas serão veiculadas em 2021 e 2022 pelas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube).
“As histórias compartilhadas servem como inspiração para que as pessoas enfrentem momentos decisivos em suas vidas. E os influenciadores digitais com mensagens de otimismo, muitas vezes, mostram uma solução. São milhões de seguidores interagindo, trocando opiniões, pedindo conselhos”, argumenta a oftalmologista.
A miopia
A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe e dependendo do grau de progressão pode evoluir para outras patologias como catarata, glaucoma e deslocamento de retina. A doença é relativamente simples, se leve ou moderada, mas quadros graves estão associados a um risco de descolamento da retina, catarata precoce, degeneração macular e glaucoma.
Estudos especializados mostram que, além da predisposição genética e o aumento do tempo gasto em ambientes fechados, a miopia está avançando entre crianças e adolescentes por conta das muitas horas com os olhos grudados em telas digitais.
O diagnóstico da miopia é de responsabilidade do médico oftalmologista, único profissional habilitado para prescrição do tratamento mais adequado a cada paciente. Entre as opções de tratamento e terapias estão: o uso de colírios de atropina com dosagens mínimas e rigoroso controle, e a utilização de óculos com lentes bifocais e de lentes de contatos. Somado a isso, tem a chamada Ortoceratologia, na qual lentes de contato são usadas durante a noite. O paciente dorme de lentes e, ao acordar, retira e tem uma visão nítida durante o dia.
* Com informações da assessoria de imprensa
Leia também – Recomendações para prevenir distúrbios da visão