Psoríase pode comprometer a qualidade de vida do paciente

A psoríase é uma doença relativamente comum entre homens e mulheres e que afeta cerca de 5 milhões de brasileiros e mais de 125 milhões de pessoas no mundo. É uma doença inflamatória da pele, crônica e autoimume, que pode comprometer a qualidade de vida do paciente. A psoríase não é contagiosa.

“A psoríase se caracteriza por lesões descamativas e avermelhadas, normalmente em forma de placas. As áreas mais atingidas costumam ser o couro cabeludo, tronco, cotovelo e joelho. Infelizmente o preconceito em relação aos pacientes que têm essa doença ainda é considerável, já que muitos pensam ser uma doença contagiosa, e não é. Há tratamentos que ajudam a controlar a doença e oferecem ao paciente uma boa qualidade de vida”, resumiu a médica dermatologista Giseli de Mattos Diosti Stein, da Clínica Neoderme, de Curitiba (PR), e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

De acordo com ela, o preconceito em relação à doença ainda é muito grande. Por isso, se torna essencial a divulgação de informações da doença. No dia 29 de outubro é lembrado o Dia Mundial da Psoríase, justamente para informar a população sobre ela e conscientizar a população.

A doença pode aparecer em qualquer fase da vida, mas sua incidência é maior entre os 30 e 40 anos e em pessoas de pele clara. De acordo com o estudo publicado em 2018 pelo Journal of Dermatological Treatment, em decorrência das lesões causadas pela psoríase, 70% dos brasileiros passam a desenvolver distúrbios emocionais como ansiedade e depressão.

Segundo Giseli, existem mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos, e a psoríase é uma delas. Alguns pacientes sentem muito o impacto dessas doenças na vida social, e isso afeta diretamente o dia a dia deles, causando baixa autoestima, estresse e problemas de autoaceitação. “Muitos pacientes com psoríase não gostam de usar roupas curtas, camisetas ou qualquer outro tipo de roupa que exponha a pele. Até idas à praia podem se tornar um tabu. Tem, ainda, o incômodo com o olhar do outro. Nos casos mais graves, pode levar à depressão”, lembra.

Leia também – Pele do idoso: atenções e cuidados

Psoriáse tem tratamento

A psoríase é uma doença relativamente comum e não contagiosa. Em 30% dos casos, a origem é genética. Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de novo medicamento para o tratamento da psoríase ao Sistema Único de Saúde (SUS), que terá até 180 dias para disponibilizar a medicação aos pacientes adultos que sofrem da doença em placas moderada a grave, de acordo com a médica dermatologista e professora da Universidade Santo Amaro, Ana Maria Bertelli.

A especialista reforça a importância de conscientizar a população de que, apesar de uma doença crônica, a psoríase tem tratamento. “Como existem vários tipos de psoríase é recomendado que o paciente procure um profissional da saúde especializado para que possa identificar e indicar a melhor opção terapêutica para o seu caso. Como trata-se de uma doença cíclica, pode evoluir em semanas ou meses”, explica.

Um médico dermatologista deve ser procurado para o diagnóstico. “É importante que o paciente fique atento aos sintomas, tais como lesões avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas que afetam a pele, especialmente em cotovelos, couro cabeludo, joelhos, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés. Outro ponto que vale ressaltar é que por meio de exame clínico conseguimos diagnosticar a doença. Em alguns casos é necessário fazer uma biópsia”, declara Giseli Stein.

Mitos e verdades sobre a psoríase

A médica Giseli de Mattos Diosti Stein esclarece as principais dúvidas sobre a doença:

1 – A genética é a única causa da psoríase.

Mito. A psoríase é uma doença inflamatória que afeta a pele e articulações. Além da genética, os fatores imunológicos, psicológicos e ambientais, além de traumas e irritações na pele, também influenciam no seu surgimento.

2 – A psoríase é contagiosa.

Mito. Não existe nenhum risco de contágio da doença. Pacientes com psoríase podem e devem levar uma vida normal.

3 – A psoríase não tem cura.

Verdade. A psoríase é uma doença crônica. Existem inúmeros tratamentos para a doença, desde cremes e pomadas, fototerapia, medicamentos orais e até injetáveis, que podem alcançar um excelente controle da doença, porém ainda não se pode falar em cura.

4 – O sol é um grande aliado para pacientes com psoríase.

Verdade. A exposição solar moderada é um excelente tratamento para a psoríase, pois o sol age como um anti-inflamatório para a pele.

5 – Situações de estresse podem piorar a doença.

Verdade. O estresse é um dos fatores que causam agravamento da doença. Outros fatores que fazem a psoríase piorar são o cigarro, álcool, infecções, alguns medicamentos, frio e obesidade.

* Com informações das assessorias de imprensa

Leia também – Você sabe como prevenir um AVC – Acidente Vascular Cerebral?