Aumento na procura por testes de Covid-19 em Curitiba e em outras regiões do país

Assim como houve aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias em várias partes do país, o mesmo aconteceu com a procura por testes de Covid-19 em Curitiba e em outras regiões brasileiras. Dados levantados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) junto à suas associadas e divulgados em 18 de novembro apontam aumento de 30% no número de exames para detecção da Covid-19 nos últimos 15 dias. Também há crescimento de 25% na quantidade de resultados positivos, de acordo com a entidade.

Somente entre março e outubro de 2020, associadas à Abramed – que representam cerca de 60% de todos os exames realizados na saúde suplementar do Brasil – fizeram mais de seis milhões de testes de Covid-19.

Em Curitiba, a busca por testes de Covid-19 também aumentou nas últimas semanas, incluindo os laboratórios particulares e a rede pública. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que, no mês de novembro, foram realizados 107.362 testes, até o dia 17. Isto representa uma média de 6.315 testes por dia. Essa média diária é superior à registrada nos meses de setembro (6.146) e outubro (5.123).

No Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR) – um dos locais que está ofertando teste de Covid-19 na cidade -, a procura triplicou nas duas últimas semanas. A equipe atendia 50 testes por dia, mas agora está sendo solicitada para 150 testes diários. Há estabelecimentos, como a Santa Casa de Curitiba, que seguem com o drive-thru para os interessados no teste de Covid-19 em Curitiba.

Leia também – Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR), realiza testes da Covid-19 pelo sistema drive-thru

Leia também – Farmácias ofertam testes de Covid-19 em Curitiba (PR)

Leia também – Você sabe a diferença dos testes de Covid-19?

Alerta para os demais exames

A possibilidade de um novo afastamento dos pacientes das unidades de saúde preocupa a entidade, que já projeta drástica queda no número de exames gerais em 2020 no país. Segundo a Abramed, haverá ainda mais impacto na prevenção, no diagnóstico precoce de outras doenças alheias ao novo coronavírus e no tratamento de condições crônicas.

“Com o aumento no número de casos de Covid-19, tememos que a população – principalmente doentes crônicos e idosos – deixe de realizar suas consultas e seus exames. Temos hoje, no Brasil, pouco mais de 30 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Dessa população, 79% têm ao menos uma doença crônica e 52% têm mais de uma. É indispensável que todos entendam que é preciso manter os cuidados com a saúde e que as instituições estão preparadas para recebê-los com segurança”, comenta Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Abramed.

A associação estima uma redução de 165 milhões de exames em 2020. “Nossa estimativa para esse ano, antes de sermos atingidos pelo novo coronavírus, era de 960 milhões de exames realizados no país. Mas possivelmente encerraremos 2020 com apenas 740 milhões de procedimentos diagnósticos concretizados”, diz.

Entre março e agosto deste ano, por exemplo, a entidade assinalou redução de 33% no exame de hemoglobina glicada, teste utilizado para diagnóstico da diabetes. Além disso, na área de oncologia, houve redução de 48% na pesquisa de sangue oculto, exame de fezes que detecta o câncer colorretal; 49% de redução nos exames de Papanicolau, para diagnóstico do câncer do colo do útero; e 47% de diminuição no número de mamografias, principal exame pra identificação do câncer de mama.

“Metade das mulheres deixaram de realizar alguns de seus exames de rotina durante a fase mais crítica da pandemia. Qual será o resultado disso no longo prazo? Quantas dessas mulheres terão seus prognósticos impactados negativamente por conta do atraso na detecção de doenças?”, relata a executiva.

Para a Abramed, nesse momento, a indicação é de que as pessoas mantenham suas consultas, exames e tratamentos em dia, pois as unidades de saúde, que já seguiam rígido controle sanitário, ampliaram ainda mais seus protocolos de segurança. “Nosso setor sempre foi muito regulado e com a pandemia de Covid-19 reforçamos ainda mais nossos processos visando a segurança dos pacientes. Hoje, laboratórios e clínicas de imagem têm fluxos de atendimento separados, fazem agendamentos com intervalos maiores entre cada atendimento, respeitam as recomendações de distanciamento nas unidades, seguem com um ritmo de higienização frequente e contínuo, fazem coletas em domicílio”, esclarece Priscilla.

“Pedimos à população que mantenha todos os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas que não descuide da saúde como um todo. As outras doenças não esperam a Covid-19 passar para se manifestarem e temos total condição de cuidar de todos com segurança e responsabilidade”, finaliza.

* Com informações da assessoria de imprensa e da Rádio CBN Curitiba

Leia também – Sequelas da Covid-19: a vida não voltou ao normal após a alta hospitalar