Quando será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19?

O avanço da vacinação contra Covid-19 já permite os questionamentos sobre quando será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19. Paralelamente vão surgindo estudos indicando que as doses de reforço aumentam ainda mais a proteção contra o coronavírus. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (25 de agosto) que será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos e imunossuprimidos e isso deve acontecer a partir de 15 de setembro. As informações foram publicadas no jornal Folha de São Paulo.

Segundo o ministro, poderão tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19 as pessoas imunossuprimidas (aquelas que passaram por transplante, por exemplo) que já tomaram as duas doses há pelo menos 21 dias. No caso dos idosos, estarão aptos aqueles que receberam a segunda dose de imunizantes há mais de seis meses. A aplicação deve contemplar primeiramente as pessoas com mais de 80 anos. O reforço será feito com a vacina da Pfizer.

Leia também – Toledo (PR) vai receber estudo da Pfizer para vacinar 100% da população a partir dos 12 anos

Leia também – Ainda podem surgir novas variantes do coronavírus?

Foi estipulada essa data de 15 de setembro porque é a estimativa de quando a população com mais de 18 anos estará vacinada com pelo menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19.

No dia 23 de agosto, o Ministério da Saúde publicou a seguinte declaração de Queiroga: “Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) ditou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte na população global”, destacou o ministro. Embora o Brasil tenha avançado em número de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de voltar ao posto para receber a segunda, de acordo com a pasta.

<

p class=”ql-align-center”>Ministro Marcelo Queiroga (Foto: Walterson Rosa/MS)

Ainda sobre quando será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19, a mesma publicação traz que, ainda que alguns países já estejam aplicando uma terceira dose da vacina, para o ministro, essa medida precisa ser orientada com rigor científico. Por isso, o Ministério da Saúde já contratou um estudo que é realizado em parceria com a Universidade de Oxford para que a estratégia da terceira dose seja guiada por evidências. “A opinião do especialista é importante, mas quando essa opinião é reforçada com evidência científica de qualidade é a certeza que iremos no caminho certo”, declarou Queiroga na ocasião.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro já anunciou que vai aplicar a terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos a partir de setembro, antes da data anunciada pelo ministro Queiroga. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os primeiros a receber o reforço da imunização são os idosos que moram em asilos ou abrigos e que tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais. A aplicação está programada para 1º a 10 de setembro.

Redução no intervalo de aplicação da segunda dose

Ainda para a Folha de São Paulo, Queiroga revelou que também a partir de 15 de setembro haverá a diminuição do intervalo da aplicação das doses de vacinas contra Covid-19. Passará de 12 para oito semanas para os imunizantes da AstraZeneca e Pfizer.

Leia também – Antecipar a 2ª dose da AstraZeneca e Pfizer é estratégia para reduzir casos e mortes por Covid-19

Leia também – Ministério da Saúde sinaliza redução no intervalo de aplicação de vacinas contra Covid-19