Qualidade na formação de médicos é discutida em encontro do Conselho Federal e representantes do Governo do Paraná

    O quadro diretivo do Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou nesta quarta-feira (15 de janeiro) visita oficial ao Conselho do Paraná, a primeira a um Regional desde a sua posse, ocorrida em 1º de outubro. Além de uma reunião ordinária interna e uma plenária temática especial, os conselheiros federais participaram de uma audiência com a chefia do executivo estadual, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Na oportunidade, recepcionados pelo vice-governador Darci Piana e pelo secretário estadual da saúde, médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, exaltaram a importância de estreitamento das relações com os gestores públicos para a boa condução das políticas de saúde em benefício da sociedade.

    Entre os destaques do encontro estavam os esforços conjuntos de prevenção, assistência e reabilitação, bem como a qualidade da formação médica ante à acelerada abertura de cursos sem estrutura e necessidade social.

    O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, falou do engajamento da classe médica nas iniciativas para melhorar os indicadores de saúde, como as campanhas de vacinação e de orientação para minorar os impactos das doenças negligenciadas. O presidente do CFM, Mauro Ribeiro, exibiu a preocupação da classe e da sociedade de modo geral com a chegada de profissionais despreparados ao mercado, citando a multiplicação das escolas tanto no Brasil quanto nos países limítrofes, que atraem brasileiros pelo baixo custo de seu ensino, proporcional à qualidade do processo formador.

    O vice-governador e o secretário disseram comungar das mesmas preocupações do CFM no que tange a uma assistência pública acessível e de qualidade à população, tendo manifestado conjunto de ações já empreendidas no Paraná, como o fortalecimento de unidades próprias, a liberação de recursos para obras de unidades básicas, hospitais municipais, equipamentos e veículos em diversas localidades e a adoção de política intersetorial para melhor atenção ao processo de envelhecimento populacional, em projeto piloto que ganha corpo no estado. Destacaram, ainda, a importância das parcerias com as instituições hospitalares privadas na cobertura assistencial.

    “Discutimos a formação de médicos e o processo de regionalização, que é também defendida pelo Conselho. Ficamos muito impressionados com o que vem sendo feito aqui no Paraná. Ficamos muito otimistas com a política pública aqui no estado”, disse Ribeiro, referindo-se à estratégia de regionalização vem sendo colocada em prática com o fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde a partir da elevação dos investimentos.

    Ele ainda endossou o pleito do CRM-PR, para que o governo não sacrifique ainda mais suas dotações orçamentárias para implementar mais uma escola médica estadual, como promessa feita pela gestão anterior para a região Norte do Paraná. O estado já conta com 21 escolas de Medicina, com mais de duas mil vagas de ingressantes.