Quais são os efeitos da vacina contra Covid-19? Tire as dúvidas sobre a vacinação

schedule
2021-01-15 | 20:06h
update
2021-01-15 | 20:06h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

O início da vacinação contra Covid-19 está marcado para o dia 20 de janeiroAMP, mas ainda há muitas dúvidas sobre as vacinas desenvolvidas para combater a doença. Entre os principais questionamentos estão: quais são os efeitos da vacina contra Covid-19, em quanto tempo os anticorpos são criados, uma pessoa vacinada poderá transmitir o coronavírus e se finalmente os vacinados poderão deixar de usar a máscara.

Leia também – Fake news e vacinação: campanha deve esclarecer a populaçãoAMP

A convite do Saúde Debate, o médico Gustavo Lenci Marques, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e integrante do corpo clínico do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), tirou as principais dúvidas sobre vacina contra Covid-19. Confira abaixo:

  • Em quanto tempo surge a proteção após tomar a vacina?

Depende de qual vacina você tomou, pois cada uma tem seu tempo de ação. No caso da CoronaVac, são duas semanas após tomar a vacina. É o tempo do seu corpo para produzir defesa. Ainda assim, a gente sabe que nenhuma vacina terá 100% na taxa de proteção. Ela reduz proporcionalmente o risco que a pessoa tem. 

  • Preciso tomar as duas doses da vacina para ficar imune contra a Covid-19?

Os estudos apontam que as duas doses são necessárias para garantir a proteção. À princípio, não seria prudente e nem estaria nos protocolos fazer a imunização com apenas uma dose. 

  • Estarão disponíveis vacinas de diferentes laboratórios. Preciso tomar as duas doses da mesma vacina para garantir a proteção?
Publicidade

Não sabemos o que aconteceria se uma pessoa tomasse doses de vacinas diferentes. O recomendado é tomar a primeira e a segunda doses da mesma vacina.

  • E por quanto tempo eu ficarei imune após tomar a vacina?

Ainda não sabemos. Esta é a desvantagem de ter um estudo mais rápido. Ele garante a segurança e a proteção. No entanto, ainda não se sabe como se comportaria com mutações do coronavírus, por exemplo. São questões que só tempo vai dizer. O foco é acabar com a pandemia agora.

  • Uma pessoa que tomou a vacina ainda pode ter Covid-19?

Caso esta pessoa se contamine com o coronavírus, ela pode desenvolver uma forma leve da doença, se estiver vacinada.

  • Alguém vacinado contra a Covid-19 pode transmitir o coronavírus?

Esta pessoa só vai transmitir o coronavírus se ela for infectada e ficar doente, apresentando sintomas da Covid-19. Mas não necessariamente quem pegou vai transmitir menos coronavírus. 

  • Crianças e gestantes não estão aparecendo nos grupos prioritários divulgados pelos órgãos de saúde para a vacinação. Esta parte da população não poderá tomar a vacina em nenhum momento?

Como estes grupos não foram contemplados nos estudos, provavelmente aparecerá esta observação, de que gestantes e crianças não foram objeto da pesquisa. Se a vacinação acontecer, seria por extrapolação, o que deve-se evitar.

  • Quais os efeitos da vacina de Covid-19? A vacina pode desencadear reações?

As reações, se acontecem, geralmente são muito leves. O risco da vacina é infinitamente menor do que o risco da doença. Podem aparecer dores locais, onde foi dada a vacina, ou mesmo a resposta do corpo enquanto produz anticorpos, como uma febre baixa ou dor de cabeça. Mas são reações muito leves, que podem até acontecer dias depois da aplicação, mas não um, dois anos depois. Em Israel, por exemplo, onde já foram vacinadas milhares de pessoas, não se verificou nenhum evento adverso grave que demandasse hospitalização ou que resultou em morte.

  • A vacina tem capacidade de alterar meu DNA?

A vacina não tem capacidade de alterar código genético.

  • Idosos e profissionais de saúde estão entre os primeiros grupos prioritários contemplados com a vacinação contra Covid-19. Vacinando esses públicos já será suficiente para baixar as taxas de transmissão?

Não podemos dizer ainda. Mas é uma proteção para as pessoas que estão mais expostas, como é o caso destes grupos. 

  • Poderei deixar de usar a máscara após tomar a vacina?

Mesmo tomando a vacina, deve-se continuar adotando as medidas de proteção, até mesmo para reduzir as taxas de transmissão global. A vacina não tem 100% de proteção. Por isso, manter essas medidas é importante para que a pandemia termine.

Leia também – “É um dia histórico no combate à Covid-19”, diz presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre CoronaVacAMP

Leia também – Butantan: CoronaVac atingiu eficácia global de 50,38% no estudo brasileiroAMP

Leia também – O que representa o resultado da CoronaVac?AMP

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
29.04.2024 - 02:47:39
Uso de dados e cookies: