Presidente do Butantan: “não será necessária terceira dose da CoronaVac em idosos”

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira (26 de maio) que não há necessidade de uma terceira dose da CoronaVac em idosos. Ele afirmou que a vacina tem alta eficiência neste público e que não há necessidade de uma dose de reforço. Covas ainda disse que todos os estudos que o Butantan vem realizando no Brasil apontam que a CoronaVac é capaz de proteger contra os sintomas da Covid-19, contra as internações pela doença e evitar mortes, em todas as faixas etárias acima de 18 anos, inclusive nos idosos.

O grupo Vebra Covid-19 divulgou, neste mês, os resultados de uma pesquisa indicando que a taxa de efetividade da CoronaVac diminuía conforme a idade da pessoa, a partir dos 70 anos. A taxa de efetividade é considerado o cenário de mundo real, verificado com o início da vacinação em larga escala.

Leia também – Taxa de efetividade da CoronaVac está em 42% nas pessoas acima de 70 anos, segundo estudo

Leia também – Campanha reforça que idosos vacinados devem manter máscara e distanciamento

Com a divulgação dos resultados e uma série de questionamentos se os idosos estavam protegidos com a CoronaVac, Covas foi categórico ao dizer que não existe necessidade de se preocupar com uma terceira dose.

* Com informações do UOL

Leia também – Terceira onda da Covid-19? Sinais indicam que sim

Leia também – Covid-19: grave cenário em breve se a curva de contaminação não diminuir