Por que pacientes com Covid-19 podem perder o olfato?

    Em muitos casos, o principal indício de que a pessoa está com Covid-19 é a perda do olfato e do paladar. Esse sintoma é relatado por parte dos pacientes com a doença. Mesmo após a alta do hospital ou de os demais sintomas passarem, a perda do olfato e do paladar pode ser persistente. Mas por que pacientes com Covid-19 podem perder o olfato?

    Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (11 de maio) pelo Instituto Pasteur e a Universidade de Paris, da França – entre outras instituições -, mostrou que a perda de olfato em casos de pacientes com Covid-19 deve-se a uma infecção dos neurônios sensoriais. Isso causa uma inflação persistente do sistema nervoso olfatório.

    Leia também – Covid-19: como tratar a perda do olfato e do paladar

    Leia também – Covid-19: perda de olfato e paladar pode permanecer após recuperação, diz neurologista

    A constatação do estudo afastou a hipótese de que a perda do olfato em pacientes com Covid-19 estava baseada em “edema transitório no nível da fenda olfatória que impede a passagem de moléculas de odor para as células nervosas olfatórias”.

    Os pesquisadores descobriram que coronavírus atinge esses neurônios sensoriais, o nervo olfatório e os centros nervosos olfatórios no cérebro. Diante disso, haveria a perda temporária do olfato.

    O estudo ainda alertou que a infecção de neurônios olfatórios pode significar uma porta de entrada para o cérebro e, por isso, os pesquisadores sugerem novos estudos para saber por que alguns pacientes com Covid-19 desenvolvem manifestações psicológicas e neurológicas.

    * Com informações do UOL

    Leia também – Covid-19: perda de paladar e olfato em idosos