Covid-19: como tratar a perda do olfato e do paladar

    Um dos sintomas da Covid-19 é a perda de olfato e do paladar. E essa condição pode permanecer mesmo após o fim do tratamento da doença. Já são vários relatos de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus, se curaram, mas permanecem por um período mais longo. Mas como tratar a perda do olfato e do paladar relacionada à Covid-19?

    Chamada de anosmia (quando ocorre a perda total) e hiposmia (perda pacial), a perda do olfato é um sintoma característico da doença e ocorre de forma relativamente rápida e súbita. “Poucas doenças causam essa perda repentina, o que nos ajuda no diagnóstico do coronavírus. Além deste ser, às vezes, o único sintoma, ou um dos iniciais”, explica Danielle Salvati de Campos Malaquias, médica otorrinolaringologista do Hospital São Vicente, em Curitiba (PR).

    Leia também – Covid-19: perda de olfato e paladar pode permanecer após recuperação, diz neurologista

    Muitos pacientes têm melhora dos outros sintomas, como febre e mal-estar, mas permanecem com a anosmia e hiposmia por mais tempo. “Estudos mostram que 10 a 20% da população atingida podem permanecer com a perda do olfato por mais de 60 dias”, complementa Danielle.

    Além do olfato, é normal também a sensação de diminuição do paladar e pode ocorrer a ageusia (perda total). Quanto mais antecipado o tratamento, melhor o prognóstico. “Quando não há acompanhamento médico, normalmente o paciente evolui para uma etapa de sentir cheiros ruins, conhecida por cacosmia”, afirma a médica.

     

    Mas como tratar a perda de olfato e de paladar relacionada à Covid?

    De acordo com Danielle, em primeiro lugar é importante realizar o diagnóstico com exames específicos, como Nasofibroscopia ou Videoendoscopia Nasossinusal, que afastam outras causas dos sintomas. Além dos medicamentos, também é realizado pelo especialista um treinamento olfatório: “Ele ajuda a recuperar a memória dos neurônios localizados no teto do nariz, através de cheiros específicos. O treinamento também pode ser feito em casa, com óleos e essências como de limão, cravo, rosa e eucalipto. Ou ainda outros aromas como de café, sabonete e talco que auxiliam na memória”, complementa a otorrinolaringologista.

    Leia também – Sequelas da Covid-19: a vida não voltou ao normal após a alta hospitalar

    Leia também – Pessoas com doenças do coração devem se vacinar contra Covid-19?