Pesquisa revela o comportamento digital dos médicos no Brasil

    O Brasil possui aproximadamente 500 mil médicos atuantes, e esse número vem crescendo a cada ano. Para compreender melhor o comportamento digital desses profissionais, a Refinaria de Dados, startup com expertise em análises de público-alvo, principalmente nos segmentos farmacêutico e de healthcare, elaborou uma pesquisa que reuniu uma amostra de 12% dessa base, totalizando 56.600 usuários. 

    O levantamento analisou perfis de médicos das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, com especialização em diferentes áreas da Medicina, incluindo clínica geral, cirurgia geral, ortopedia, pediatria, oftalmologia e anestesiologia. Considerando o total de usuários pesquisados, 61% são homens e 39% mulheres, sendo que a maioria reside no Estado de São Paulo (32%).

    Para Rafael Zenorini, CEO da Refinaria de Dados, é fundamental conhecer esse público de perto. “Os médicos conectados constituem um público com atividade digital intensa. Compreender como eles se relacionam com ferramentas digitais é essencial para a indústria da saúde definir suas estratégias comunicação e de negócio”.

    A pesquisa identificou que os períodos de atividade digital mais intensa acontecem das 3h às 7h, 9h às 12h, 14h às 16h e 22h à 1h, e o conteúdo produzido pelos médicos é publicado principalmente nas redes sociais (37%). A Refinaria de Dados desenvolveu também rankings de preferência de aplicativos, liderado pelo Evernote (26%).