Pesquisa brasileira sobre novo tratamento contra a Covid-19

Um novo tratamento contra a Covid-19 está sendo estudado por pesquisadores brasileiros. O Complexo Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), está participando de um novo estudo, no combate à Covid-19, com objetivo avaliar a eficácia do Molnupiravir – um antiviral tomado via oral – no tratamento e bloqueio da transmissão do vírus em 24 horas.

O medicamento Molnupiravir foi desenvolvido para combater alguns vírus causadores de resfriado. Cientistas documentaram que este medicamento tem atividades contra o SARS-CoV-2, popularmente conhecido como novo coronavírus, estudando seu efeito no tratamento da Covid-19.

Leia também – Vacina contra Covid-19 desenvolvida pela UFPR gerou mais anticorpos que a de Oxford

A responsável pela pesquisa no CHC, a médica infectologista Monica Gomes, explica que “esse é um medicamento oral, com atividade antiviral, em estudo para o tratamento da Covid-19”. De acordo com a pesquisadora, o Molnupiravir é um medicamento que pode atuar contra a Covid-19 de modo similar ao oseltamivir (Tamiflu), utilizado durante a pandemia do H1N1.

“Na H1N1 usávamos Tamiflu em até 36 horas do diagnóstico para diminuir o número de dias de doença e ter mais eficácia. Nesse estudo, com o Molnupiravir, a expectativa de uso é de até sete dias após o início dos sintomas, com expectativa de reduzir a gravidade da doença e sua transmissão”, explica.

A pesquisadora lembra que há estudos em animais que já demonstram que o Molnupiravir cessou a transmissão do vírus da Covid-19 após apenas 24 horas de uso.

Não foi divulgado um prazo para conclusão da pesquisa.

Leia também – Covid-19: pacientes desenvolveram fibrose pulmonar

Leia também – Covid-19 também é uma doença vascular, aponta estudo

Leia também – Covid-19 e jovens: pesquisas mostram anticorpos que atacam o próprio sistema imunológico em casos da doença