Perseverança: lição em clipe com Ayrton Senna para realçar papel heroico dos profissionais de saúde

À véspera da aprovação pela Anvisa do uso emergencial da vacina contra a Covid-19 e o início efetivo da imunização, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou evento online para debater com médicos, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de saúde o novo cenário que se desenha para o Brasil. Na oportunidade, no mês de janeiro de 2021, foi prestada homenagem à memória das vítimas da pandemia e também o lançamento de um vídeo motivacional sob inspiração em um dos maiores ídolos nacionais, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.

O clipe, de quase três minutos e que teve a reprodução autorizada pela Senna Brands, encaixa-se no momento de grande expectativa global de que a vacinação venha interromper o quadro de números trágicos impostos pela pandemia.

Leia também – Pandemia de Covid-19: como está a saúde mental dos profissionais de saúde?

Leia também – Em épocas de pandemia, uma homenagem aos profissionais de saúde

O vídeo traz em destaque imagens e declarações de Ayrton Senna após a sua vitória no Grande Prêmio do Brasil de 1991, na segunda prova daquele ano, quando sua McLaren, a poucas voltas do fim, apresentou grave problema no câmbio, que o fez prosseguir em uma única marcha travada. “Não foi a minha maior vitória, mas a mais sofrida. Ficará guardada na minha memória para o resto da vida”, afirmou na ocasião. Para os profissionais da F1, contudo, ela foi uma de suas maiores conquistas entre as 41 vitórias alcançadas na categoria e, mais que isso, a convicção de que devemos acreditar e ser perseverantes nos desafios que nos defrontamos. Esta foi a mensagem proposta com o vídeo, no momento em que se renova a esperança da humanidade sob a perspectiva da vacina e em que se exalta e reconhece o trabalho de todos os profissionais engajados nesta “guerra”.

Na abertura do clipe, a apresentação do CRM-PR realça que “a pandemia não acabou, mas a esperança está maior do que nunca!”. E reforça: “O CRM-PR agradece às médicas e médicos o seu empenho e dedicação em prol de todos nós”. Na parte final, onde Ayrton exibe o seu espírito vencedor enquanto atleta e ser humano dotado de extrema sensibilidade, o Conselho registra: “Quando tudo parece desfavorável, mostramos o melhor de cada um! Gratidão do Conselho de Medicina a cada profissional que dedica a sua vida para cuidar de seus pacientes!”.

Leia também – A importância da saúde mental para profissionais de saúde durante – e após – a pandemia de Covid-19

Leia também – O outro lado da pandemia: pelo que passam os profissionais de saúde

Das lições que o grande ídolo nacional nos deixou, uma delas está replicada no clipe: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. A morte de Ayrton Senna em 1.º de maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino (Itália), não apaga o brilho de sua existência e o culto aos seus exemplos de garra, compromisso e dedicação. Gostava de dizer que “meio-termo” é algo que não existe. “Ou você faz bem-feito ou não faz”, referindo-se ao dar o melhor de si para atingir seus objetivos, não economizando no esforço.

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, que fez a abertura do evento Vacinas para Covid-19: onde estamos e para onde vamos?”, comparou as virtudes de Ayrton Senna, como perseverança e compromisso, com a dos abnegados médicos e demais profissionais que se encontram na linha de frente de combate à pandemia, muitos deles adoecendo ou perdendo a vida fazendo o seu melhor. Declarou-se “feliz e em realizar um evento dessa magnitude com palestrantes médicas do Paraná e da importância de se levar aos médicos e à sociedade a informação de qualidade”. O presidente reforçou o agradecimento à Senna Brands e Instituto Ayrton Senna por terem acolhido o pedido do CRM-PR para associar a imagem heroica do piloto àqueles que “estão na correria para salvar vidas”.

Leia também – CRM-PR lança série de vídeos com orientações para o enfrentamento da Covid-19