Paraná confirma mais casos da variante Delta e inicia investigação ampla

A Secretaria da Saúde do Paraná iniciou nesta sexta-feira (9 de julho) o trabalho de investigação ampliada de casos da variante Delta com a participação de uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde. O Paraná confirmou mais três casos da variante Delta nesta sexta-feira, totalizando sete até o momento. A secretaria reforça que não há confirmação de transmissão comunitária.

Os três novos casos são de Francisco Beltrão, na 8ª Regional de Saúde; Mandaguari, na área da 15ª Regional de Saúde, de Maringá; e em Rolândia, na 17ª Regional de Saúde, de Londrina. Os outros quatro casos confirmados anteriormente são de um mesmo núcleo, todos do município de Apucarana (Vale do Ivaí), sendo que dois foram a óbito e dois seguem em monitoramento domiciliar.

Leia também: Existe transmissão comunitária da variante Delta no Brasil?

Leia também – Quais são os sintomas causados pela variante indiana?

O caso de Francisco Beltrão é um homem de 60 anos que começou a ter sintomas do dia 10 de junho, coletou exame de RT-PCR, precisou de internamento com suporte ventilatório e teve alta em 18 de junho. Ele segue o monitoramento clínico em casa. O caso de Mandaguari é um homem de 28 anos. Ele teve sintomas e foi internado no início de abril. Chegou a ter alta, mas retornou à unidade hospitalar em junho, teve o quadro agravado com intubação e foi a óbito em 29 de junho. O caso confirmado em Rolândia é de uma mulher de 59 anos. Ela foi internada, necessitou de oxigênio, mas já teve alta e desde 12 de junho segue sendo monitorada. 

Agora são sete casos confirmados da variante Delta do coronavírus no Paraná, mas ainda não existe a caracterização de transmissão comunitária: os quatro primeiros pertencem ao mesmo grupo e de contatos próximos e os três novos são de diferentes municípios, podendo ser “isolados”.

Investigação

A equipe teve uma primeira reunião com técnicos do nível central da Sesa para o início do inquérito investigativo que pretende estender a pesquisa epidemiológica sobre a presença da variante Delta no Estado. O encontro teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, de representantes da Secretaria Nacional de Vigilância,do MS, equipes da Vigilância Epidemiológica sa SEsa, das regionais de Saúde de Apucarana, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão e dos municípios que apresentam casos confirmados da variante.

O Ministério da Saúde informou que a investigação inicial será de análise de informações e dados, além de entrevistas e visitas a locais estratégicos por onde os contatos tenham circulado.

Até o momento o Paraná tem 651 amostras sequenciadas, sendo 398 para a variante P.1 (Gama,brasileira); 1 caso para a variante P.1.1; 4 casos de P.1.2; 10 resultados confirmados para a variante Alpha( Reino Unido), e os 7 casos da variante Delta. Os demais estão em investigação.

* Com informações da Sesa

Leia também – Variante Delta traria maior risco de infecção, sugere estudo

Leia também – Descontrole da pandemia pode criar um “boom” de variantes do coronavírus