O que representa o resultado da CoronaVac?

O anúncio da eficácia de 78% da CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela empresa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, repercute também na classe médica e entre entidades do setor da saúde. O que representa o resultado da CoronaVac foi comentado durante este 7 de janeiro.

O médico infectologista paranaense Jaime Rocha, diretor da Unimed Curitiba, disse à reportagem do Saúde Debate que “apesar de não terem sido publicados oficialmente os resultados, o que foi apresentado é excelente e muito promissor”.

Leia também – Anvisa divulga nota técnica sobre pós-vacinação em clínicas privadas

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), nas suas redes sociais, publicou que “Recentes notícias trazem otimismo, e todos aguardamos com ansiedade o início de uma efetiva vacinação contra o novo coronavírus em território brasileiro. Porém, a exemplo do que mostram dados nos EUA ou na Inglaterra, por exemplo, o início da vacinação não significa o imediato fim da pandemia. Até que parte expressiva da população seja imunizada e o ciclo de contágio diminua, a população deve seguir usando máscara e higienizando as mãos, entre outras medidas preventivas”.

Leia também a entrevista exclusiva do presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha, ao portal Saúde Debate nesta quinta-feira sobre a eficácia da CoronaVac:

“É um dia histórico no combate à Covid-19”, diz presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre CoronaVac

Para o portal UOL, o presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, afirmou que avalia como positiva a notícia sobre a eficácia da vacina, mas também espera a publicação dos resultados completos do estudo para uma melhor análise. “Precisamos conhecer os dados científicos da pesquisa, mas, pelo resumo que foi apresentado, são ótimos resultados. Tem coisas que não foram apresentadas. A gente não sabe a performance nas diferentes faixas etárias e mesmo das comorbidades. A gente precisa ter acesso a resultados”, disse.

Leia também – Anvisa divulga nota técnica sobre pós-vacinação em clínicas privadas

Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?