No Dia dos Avós, um alerta para a prevenção de quedas

    Envelhecer bem é a busca da maioria das pessoas. Com o aumento da longevidade, é necessário prestarmos atenção a cuidados preventivos para garantir qualidade de vida em qualquer etapa da vida. No Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, um alerta dos profissionais de saúde a uma situação comum em pessoas com mais de 60 anos: as quedas e traumas que acontecem em casa.

     

    Segundo informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais é de pessoas com mais de 60 anos, sendo que 75% delas ocorrem justamente dentro de suas residências.

    Leia também: Acidentes domésticos com idosos crescem 30% na pandemia

    Você pode gostar: Auriculoterapia e os cuidados com os Idosos

    Durante a pandemia, esse quadro se tornou ainda mais comum. O médico ortopedista e traumatologista Mário Armani, coordenador do Pronto Atendimento Ortopédico do Hospital São Vicente Curitiba, revela que por permaneceram mais em isolamento, foi observado um aumento nos atendimentos de fraturas e lesões em idosos. No Paraná, dados do SAMU confirmam que em 2020 houve um aumento de 26,5% no número de atendimentos a idosos devido a quedas que sofreram em seus domicílios.

     

    “A casa é um ambiente onde há muitos obstáculos, muitos objetos pelo caminho e isso acaba causando acidentes. Somado a isso, os idosos têm perda de reflexos,” aponta o médico. Com o envelhecimento, ocorre um aumento da fraqueza muscular, levando a dificuldades de controle de equilíbrio, além de ocorrer um aumento do déficit visual e auditivo. “Há um comprometimento de todas as funções, diminui toda a atividade reparativa do organismo, além da osteoporose. Isso faz com que pequenos esbarrões, tropeços causem uma queda com potencial fratura”, alerta.

     

    A osteoporose é comum na terceira idade. Em todo o mundo, de acordo com informações do Ministério da Saúde, as fraturas pela doença afetam uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos.

     

    A doença leva a um enfraquecimento dos ossos, que ficam mais porosos, dificultando ou até impossibilitando a cicatrização. “O tratamento somente com mobilização é menos frequente em pessoas com mais idade, já que os ossos têm menos resistência”, alerta o Dr. Mário Armani. Com isso, a maioria dos casos de fraturas em idosos acaba necessitando de cirurgia e, consequentemente, internações e maior tempo para a reabilitação.

    Leia também: Levantamento aponta impacto da longevidade na sociedade brasileira

     

    Como prevenir as quedas?

    Atitudes simples podem ajudar a evitar os acidentes domésticos. Confira algumas dicas para prevenir as quedas:

     

    – Evite tapetes em casa, principalmente aqueles que não são antiderrapantes. “Alguns idosos reclamam de pisar no chão frio quando acordam. Nesse caso, procure um tapete bem fino, que não tenha aquelas pontas soltas e sempre antiderrapante”, observa o médico. Mas, o ideal é não ter tapetes;

     

    – No banheiro, é fundamental colocar tapetes emborrachados ou outros tipos de proteção antiderrapante. Para aqueles que tem maiores dificuldades de mobilidade também é recomendado colocar barras de apoio perto do vaso sanitário e no box;

     

    – Evite também andar em pisos molhados ou encerar a casa;

     

    – É recomendado o uso de sapatos fechados e que não tenham solas escorregadias. Usar somente meias ou sapatos de lã e pano para ficar em casa deve ser evitado também, exceto aqueles que têm proteção antiderrapante;

     

    – Caso tenha escadas em casa, sempre coloque corrimão;

     

    – Se possível, deixe o interruptor de luz próximo da cama, de forma que possa ser alcançado sem levantar ou fazer esforço. Nunca levante da cama rapidamente, sempre procure sentar antes;

     

    – Nunca ande pela casa no escuro, acenda as luzes para ver onde está indo;

     

    – Procure deixar espaços maiores para circulação e evite deixar fios e outros objetos pelo caminho;

     

    – Medicamentos e outros itens de uso diário devem ser colocados em locais de fácil acesso. Evite guardar objetos em lugares complicados de alcançar. 

    Leia também: Vacinação reduz pela metade morte entre idosos com mais de 80 anos, segundo estudo

    Veja também: Vacina reduz internação e mortes de idosos no Paraná, diz secretaria