Auriculoterapia e os cuidados com os Idosos

Como a Auriculoterapia pode ajudar na saúde do idoso?

Sabemos que com a idade nosso organismo vai envelhecendo tanto por fora quanto por dentro. O funcionamento de nossos órgãos já não é o mesmo como era na juventude.

Nossas habilidades e nossa dinâmica em movimentos também se alteram. Nos tornamos mais lentos e é preciso fazer as coisas mais devagar. Nossa mente também precisa de mais tranquilidade para reagir.

Podemos nos sentir mais solitários ou “descartáveis“, pois deixamos de exercer certas atividades, como por exemplo, não temos mais uma rotina profissional. Para muitos, os filhos já casaram e moram longe, o que pode ser motivo de tristeza e sensação de abandono.

Com o passar dos anos, começam a surgir problemas de saúde comuns à idade. Algumas doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, artroses.

É possível ajudar no tratamento dessas doenças e fazer um acompanhamento da saúde do idoso com a auriculoterapia, buscando com o médico as informações necessárias sobre o histórico clínico do paciente. Com a manipulação de pontos adequados, podemos amenizar dores, fortalecer a disposição, a imunidade, o apetite, auxiliar no controle da pressão do paciente, proporcionar melhor qualidade de sono e diminuir a irritabilidade.

Com o tempo de tratamento, e controle médico, é possível até mesmo diminuir medicações utilizadas. Mas isso só é feito mediante autorização médica. Em hipótese alguma alteramos qualquer medicação prescrita.

É preciso estar atento também aos hábitos de vida do idoso, para poder ter resultado efetivo no tratamento.

O consumo de álcool, tabaco e a falta de atenção com a alimentação, acarretam prejuízo maior à saúde do idoso. É possível através da auriculoterapia encontrar maneiras de diminuir ou eliminar esses vícios desenvolvidos durante os anos anteriores da vida do idoso.

É importante para o idoso que ele pratique alguma atividade física, tenha convívio social e familiar que o estimule e o insira nas atividades do dia-a-dia. Esses laços familiares e sociais de acolhimento fazem com que o idoso se sinta seguro e sua autoestima melhora também.

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso e pela Faculdade de Tecnologia Ibrate. Aromaterapia em curso pela Faculdade Ibrate. E agora colunista do Saúde Debate

Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.