Ministério da Saúde inclui gestantes no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

O Ministério da Saúde incluiu gestantes no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19. A decisão também abrange as puérperas (mulheres no período pós-parto). A informação foi divulgada nesta terça-feira (27 de abril) pela coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério, Franciele Francinato. 

Em audiência na Câmara dos Deputados para debater a situação das vacinas no país, a coordenadora disse que a medida foi tomada em razão da situação preocupante da pandemia no Brasil e visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por Covid-19. “A vacinação deve começar a partir do dia 13 de maio”, informou.

O governo já havia incluído as gestantes com comorbidades no rol de prioridades. De acordo com Franciele, uma nota técnica foi encaminhada nesta segunda-feira (26) aos secretários estaduais de Saúde, com as novas orientações.

Leia também – Vacinação de gestantes contra Covid-19: Ministério da Saúde emite orientações

Leia também – Mortes de gestantes por Covid-19: qual panorama no país?

“Nossa indicação é que, nesse momento, vamos alterar um pouco a recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde] que hoje indica a vacinação, de acordo com o custo x benefício. Mas, hoje, o risco de não vacinar gestantes no país já justifica a inclusão desse grupo para se tornar um grupo de vacinação nesse momento”, afirmou.

Apesar da mudança, de acordo com a pasta, em um primeiro momento, devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. De acordo com a coordenadora, serão usados as vacinas Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer.

Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?

Leia também – Quem toma a vacina ainda corre o risco de ter Covid-19?