Junho Vermelho incentiva doações de sangue

Junho vermelho é o mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A data foi estabelecida em 2015, pelo Ministério da Saúde para todo o país, e escolhida pelo dia 14 de junho, quando é comemorado Dia Mundial do Doador de Sangue.

Outro motivo para a escolha desse mês, é que durante os meses mais frios do ano, os hemocentros registram baixa nas doações de sangue. Além do frio, a pandemia também trouxe impactos no número de doações. Em 2020, houve queda de aproximadamente 20% no número de doações.

Leia também: OMS incentiva doações de sangue durante pandemia de Covid-19

Hemepar busca doação de plasma de pacientes que tiveram Covid-19

Quem pode doar

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, o doador deve cumprir 3 requisitos básicos para contribuir: estar em boas condições de saúde (sem sintomas de doenças ou infecções), ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e pesar pelo menos 50 quilos. Menores de idade também podem doar sangue desde que estejam acompanhados dos responsáveis. Vale lembrar que pessoas que fizeram tatuagens ou piercings recentemente devem aguardar pelo menos 6 meses após o procedimento.

O ministério adverte que uma testagem de hemoglobinas e doenças é feita em todas as doações. Pessoas com quadros de inflamação crônica, inflamação por ferimentos ou procedimentos médicos (como tratamento dentário de canal recente) também não devem doar. A frequência máxima de doações é de 4 vezes ao ano para homens e 3 vezes ao ano para mulheres.

Outra dúvida constante é sobre a COVID-19, pessoas que tiveram a doença podem doar sangue após 30 dias da completa recuperação. Além disso, se a pessoa teve contato com alguém contaminado pelo novo coronavírus nos últimos 30 dias, é indicado que passe 14 dias sem fazer doações.

No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar, é necessário agendar a doação. A medida foi tomada para evitar aglomerações e facilitar a agenda do doador.

Leia também: Hemepar inicia uso de plasma para tratamento da Covid-19

Leia também: Alta ocupação, inverno e nova variante exigirão maior colaboração da população contra a Covid

<

p class=”ql-align-justify”>