Alta ocupação, inverno e nova variante exigirão maior colaboração da população contra a Covid

A proximidade do inverno, com condições mais favoráveis para o aumento na transmissão de vírus respiratórios, somada à já alta ocupação de leitos nos hospitais e à prevalência da variante P1 do coronavírus indica que o Paraná passará por mais um momento difícil da pandemia de Covid-19 nas próximas semanas. O alerta foi feito nesta quinta-feira (27 de maio) pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar).

De acordo com a entidade, com a capacidade de abertura de novos leitos perto do limite, o sistema de saúde precisa da colaboração da população com as medidas de contenção do coronavírus. O presidente do Sindipar, Flaviano Feu Ventorim, reforça a importância de cuidados individuais que colaborem para a redução da taxa de transmissão do vírus, como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. De acordo com ele, a adesão a estas medidas é ainda mais urgente com a chegada do inverno no Paraná, que já sofre com um aumento de casos de síndromes respiratórias mais acentuado do que em outras localidades do país devido ao frio rigoroso.

Leia também – Terceira onda da Covid-19? Sinais indicam que sim

Leia também – Covid-19: grave cenário em breve se a curva de contaminação não diminuir

Dificuldades

O presidente do Sindipar relata que os hospitais já estão trabalhando em condições muito difíceis. “De modo geral, continuam muito cheios, e os leitos extras que foi possível abrir já estão lotados”, revela. A dificuldade de obtenção dos medicamentos do chamado “kit intubação” e de cilindros de oxigênio, observada durante o recrudescimento da pandemia em março deste ano, continua ocorrendo. “Vários hospitais estão relatando complicações”, conta Ventorim. “Esses medicamentos ainda não estão amplamente disponíveis no mercado. Hospitais e serviços de atendimento domiciliar que dependem de cilindros, assim como o atendimento home care, estão enfrentando dificuldades para consegui-los”, comenta.

Apelo

Flaviano Ventorim lembra que diminuir a circulação de pessoas é imprescindível para conter a disseminação do vírus e viabilizar a retomada da atividade econômica. “Infelizmente, nós temos que passar por isso para reduzir a taxa de transmissão da doença”, defende. “Essa doença tem uma característica social. Quanto mais gente junta, maior o risco de transmissão. Precisamos conter festas e evitar aglomerações porque o setor produtivo precisa voltar a produzir. As lojas e restaurantes precisam voltar a abrir para retomarmos o crescimento econômico”, avalia.

O presidente do Sindipar apela para que a população ajude os hospitais por meio da redução de contágio. Ele lembra que até mesmo pessoas com testagem positiva para o coronavírus têm desrespeitado as recomendações de isolamento. “A variante que está circulando é muito agressiva e tem uma taxa de transmissão muito alta. Pessoas que estão com suspeita ou confirmação de Covid-19 não devem circular, salvo em situações de extrema urgência, para evitar a contaminação de outras pessoa”, orienta. “Se você está cansado de medidas restritivas, quem trabalha nos hospitais está bem mais”, lembra Ventorim.

Leia também – Covid-19: mais mortes de pessoas entre 40 e 49 anos do que em 2020