Inovação na saúde: drone vai transportar amostras de exames

    A inovação na área da saúde ganhou mais um capítulo. Um grupo do setor de medicina diagnóstica está testando o uso de drones para o transporte de amostras de exames. A iniciativa ainda é um projeto-piloto, mas a empresa busca a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a operação.

    O Grupo Pardini, presente em quatro estados brasileiros, realizou no dia 11 de fevereiro o segundo voo teste do projeto em parceria com a Speedbird Aero. A aeronave saiu da unidade Hermes Pardini do bairro Belvedere, em Belo Horizonte (MG), em direção ao Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e longevidade. A rota aérea dura em torno de seis minutos, enquanto de veículo terrestre o tempo gasto varia de 20 a 30 minutos. Segundo a empresa, a redução do tempo é crucial para atendimentos de emergências e pode salvar vidas.

    Leia também – Seis tendências da saúde digital para o futuro

    Para o diretor assistencial do Orizonti, Estêvão Andrade, a área de saúde hoje é a que mais demanda inovação. “O transporte não tripulado de exames traz um grande impacto para toda a cadeia de saúde, diminui tempo, facilita deslocamento, otimiza recursos. Oferecer aos nossos pacientes essa possibilidade certamente é um diferencial na prestação do serviço médico-hospitalar”, comentou.

    Segundo Fernando Ramos, diretor de Negócios L2L do Grupo Pardini – que oferece o serviço de apoio laboratorial e hospitalar, o objetivo é diminuir o tempo entre a coleta e o resultado dos exames. A intenção é que a modalidade complemente os transportes tradicionais, e não substituí-los, além de contribuir para redução da emissão de CO2. “Nosso propósito de levar tecnologia em saúde para qualquer pessoa, onde quer que ela esteja, depende da eficiência logística dos nossos parceiros, sejam eles hospitais ou laboratórios. Assim impactamos positivamente toda a cadeia de saúde”, afirmou Ramos.

    Leia também – Testes disponíveis são capazes de detectar amostras com nova variante do coronavírus?

    Leia também – Qual é o plano futuro para o setor de saúde depois da pandemia?

    Parceria: drones transportam amostras de exames

    A rede de laboratórios é parceira da Speedbird Aero no desenvolvimento da logística aérea não tripulada de amostras biológicas. A startup possui as autorizações necessárias e o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) da ANAC. Agora, ambas empresas trabalham juntas na construção de manuais de operação para o transporte de amostras biológicas em um drone exclusivo do Pardini, que deve ser finalizado no prazo de dois a três meses. Segundo a empresa, a inovação é um marco para o setor de medicina diagnóstica no Brasil e garante agilidade no processamento de exames e entrega de resultados.

    Depois desse processo, a Speedbird Aero poderá solicitar o registro da aeronave e a autorização de voo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. A expectativa é que todo o processo seja concluído até o final deste ano.

    A Speedbird Aero já possui a autorização da ANAC para atuar no transporte de entregas. A startup é a primeira empresa do Brasil e América Latina a utilizar drones para o transporte aéreo de produtos e medicamentos com capacidade de até oito quilos. Desde janeiro de 2018, a Speedbird Aero atua no setor de delivery com aeronaves não tripuladas e já efetuou várias entregas em solo brasileiro.

    O primeiro voo teste com o Grupo Pardini foi realizado em dezembro de 2020, quando a companhia entrou com o pedido de registro da aeronave e autorização de voo. A expectativa é que em menos de seis meses, todo o processo de registro e autorização com os órgãos oficiais seja concluído.

    Leia também – Você sabe a diferença dos testes de Covid-19?

    Leia também – Os desafios da implementação da LGPD na área da Saúde