Idosos e o risco de queda em casa: iniciativa traz orientações para segurança

Com a chegada da pandemia de Covid-19, os idosos também que se adequar as medidas de isolamento social, como ficar mais tempo dentro da própria residência. Mas idosos e o risco de queda em casa são fatores a serem observados. Por isso, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) lançou um vídeo para segurança das pessoas desta faixa etária, com orientações e dicas.

A iniciativa, feita em parceria com o laboratório Cristália, se chama “Dr. SBOT”. Segundo o presidente da Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade, Jean Klay, o propósito é o de levar informações à população “de uma forma didática através de vídeos curtos e animados”.

Entre os idosos, que representam 13% da população brasileira, os problemas com queda são constantes e cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente. Para que a estimativa diminua nesta relação de idosos e risco de queda em casa, medidas de segurança em todos os ambientes precisam ser estabelecidas.

Leia também – Queda em idosos: medidas simples podem evitar fraturas graves

As medidas incluem: evitar tapetes soltos; escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados; o uso de sapatos fechados com solado de borracha; colocação de tapete antiderrapante no banheiro; e deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar.

Mais informações no canal do Youtube da Sociedade.

Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras

Leia também – Especialista orienta: cuidados extras no inverno em meio à pandemia de Covid-19