Exagero na alimentação. E agora?

Confira 5 dicas para contornar a situação, ainda mais depois da Páscoa

exagero na alimentação
(Foto: wayhomestudio / Freepik)

A Páscoa passou e você percebeu que exagerou nos doces e no chocolate e não sabe o que fazer? Calma! Nem tudo está perdido. É normal exagerar no açúcar de vez em quando, especialmente durante festas e encontros comemorativos e após dias muito estressantes. O que fazer com o exagero na alimentação?

O problema é que muita gente se sente culpada depois do exagero. Por isso, essas pessoas apostam nas dietas milagrosas ou práticas nocivas à saúde na tentativa de compensar o excesso de doces. Mas essa busca por resultados rápidos não só pode dificultar a manutenção do seu peso, como também pode provocar vários problemas de saúde.

Leia também – Alimentação e saúde

Leia também – Alimentação inadequada e sedentarismo avançam na pandemia

A boa notícia é que você pode evitar todos esses problemas apenas seguindo algumas dicas simples e eficazes para lidar com o excesso de doces.

O que acontece com seu corpo quando você come muito açúcar?

Segundo a equipe de profissionais da Unimed Odonto, o açúcar passa por um longo processo antes de ser enviado para a sua corrente sanguínea. Antes disso, ele passa pelo pâncreas, que é a glândula responsável por secretar a insulina. Quando isso ocorre, o pâncreas libera essa insulina, que é utilizada para quebrar as moléculas de glicose, que são transformadas em glicose e liberadas no sangue.

O exagero na alimentação traz consequências. O problema é que quando você ingere muitos alimentos açucarados e seu organismo tem dificuldade de fazer esse processo com eficiência. Por isso, muitas moléculas de glicose não são processadas e são liberadas diretamente no seu sangue. Como consequência, seu corpo transforma esse excesso em gordura. A longo prazo, você pode desenvolver doenças cardiovasculares e até diabetes, em função da gordura e de problemas relacionados à insulina.

5 dicas para reduzir os efeitos do consumo excessivo de doces e remediar o exagero na alimentação

Agora que o mal já foi feito, como você pode desintoxicar seu corpo do excesso de açúcar? Seguindo as dicas abaixo, será muito mais fácil se livrar desse problema.

1- Beba bastante água

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.

Como resultado, a ingestão de água ajuda a desintoxicar e purificar o sangue e auxilia na filtragem de todo o açúcar ingerido. Para completar, a água ainda melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.

Lembrando que você não precisa beber muita água de uma vez? O ideal é que você beba água em diferentes momentos do dia.

Além disso, você pode intercalar o consumo de água com a ingestão de chás e sucos naturais sem açúcar, já que eles também contribuem para melhorar sua digestão.

2- Aposte numa alimentação mais saudável e equilibrada

Depois de exagerar nos doces, muita gente decide simplesmente pular as próximas refeições na tentativa de compensar o excesso de consumo de calorias.

Mas isso é um erro!

Nesse momento, você precisa consumir alimentos mais saudáveis, que ajudem no processo de desintoxicação e desinflamação do seu corpo.

Por isso, você deve respeitar os horários de suas refeições e incluir os seguintes alimentos na sua dieta:

  • Oleaginosas: como castanhas, avelãs e nozes. Esses alimentos são ricos em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, entre outros micro e macro minerais que mantém seu corpo mais nutrido e melhora seu funcionamento metabólico;

  • Hortaliças do gênero brássicas: como agrião, brócolis, couve, repolho, mostarda e rúcula. Esses vegetais possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, que reduz os efeitos do açúcar no organismo;

  • Frutas aquosas: tais como melancia, abacaxi e laranja. Como o próprio nome indica, elas possuem muita água. Por isso, o consumo dessas frutas aumenta a produção de urina e melhora o funcionamento dos rins;

  • Fibras: como aveia, linhaça, cevada, arroz, feijão, frutas e verduras. As fibras favorecem o funcionamento do intestino, ajuda no processamento das toxinas e ainda deixa aquela sensação de saciedade;

  • Proteínas: alimentos como ovos cozidos, carnes magras, grão de bico e soja possuem uma digestão mais lenta. Por isso, eles ajudam a reduzir os efeitos da queda brusca de glicose, que desperta aquela vontade de comer mais doces;

  • Probióticos: esse tipo de alimento é composto por bactérias que ajudam a restaurar a flora intestinal, como iogurtes, kefirs e kombuchá.

Para completar, é importante lembrar que você precisa resistir à tentação e evitar doces, alimentos muito salgados e gordurosos e até bebidas alcoólicas por um tempo.

Você até pode criar smoothies, vitaminas e até o famoso suco verde para te ajudar nesse processo.

3- Pratique exercícios leves

Praticar exercícios físicos também é importante para estimular o funcionamento do metabolismo e processar o excesso de açúcar consumido ao longo do dia, remediando o exagero na alimentação.

O problema é que quem exagera na comida não se sente motivado para fazer exercícios intensos, em função da sensação de cansaço e estufamento. Nesse contexto, o ideal é fazer pelo menos uma caminhada ou prática de yoga, entre outros exercícios leves, por exemplo.

Também é importante ressaltar que a prática de exercícios físicos libera diferentes substâncias químicas no organismo.

Dentre elas, a dopamina e a serotonina se destacam, já que são os hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade.

Por isso, os exercícios ajudam a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, que estimulam as pessoas a exagerarem no consumo de doces. Ou seja, quem se exercita se sente menos motivado a consumir açúcar.

Vale lembrar que esses exercícios não devem ser praticados logo após as refeições. É necessário esperar pelo menos 2 horas após a alimentação para não desenvolver nenhum problema de ingestão.

4- Utilize um bom antioxidante na sua rotina de skincare

Não são apenas os seus órgãos internos e processos metabólicos que sofrem com o excesso de açúcar. A pele, que é o órgão mais extenso do corpo, também reflete o consumo excessivo de doces.

Quando isso ocorre, suas glândulas sebáceas aumentam a produção de sebo, deixando sua pele mais oleosa.

A curto prazo, sua pele pode apresentar mais cravos e espinhas e você ainda pode desenvolver dermatite seborreica e descamação em algumas partes do rosto.

Porém, se você tiver muitos episódios de exagero no consumo de doces ao longo da vida, a longo prazo também sofrerá com uma pele mais flácida e envelhecimento precoce.

Isso ocorre porque o excesso de açúcar deixa o corpo mais inflamado, aumenta a produção de radicais livres e compromete a integridade do colágeno e das fibras da pele.

A principal forma de evitar todos esses problemas é por meio da adoção de uma alimentação mais saudável e equilibrada. Afinal, a pele reflete os problemas internos provocados pela ingestão de doces.

Além disso, você também pode utilizar cosméticos, como séruns de tratamento, com ativos antioxidantes durante sua rotina de cuidados com a pele.

Ativos como Vitamina C e Vitamina E ajudam no combate a radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele. Portanto, utilizando diariamente esse tipo de produto, você reduz o impacto do açúcar na pele do rosto.

5- Não se esqueça de fazer uma boa higiene bucal

A sua saúde bucal também pode ser comprometida com o consumo elevado de doces. Afinal, o açúcar possui um papel fundamental no desenvolvimento de cáries e outros problemas nos dentes e nas gengivas.

Isso ocorre porque a sacarose presente nesses alimentos açucarados promove a fermentação e o acúmulo de bactérias na boca.

Depois disso, essas bactérias conseguem afetar a estrutura dos dentes e das gengivas, provocando diversos problemas.

 Em casos graves, quando não ocorre a higienização bucal correta, esses problemas podem causar até mesmo a perda do dente afetado.

Por isso, quem exagerou nos doces precisa fazer uma higienização bucal adequada logo após a realização de qualquer refeição.

Para isso, é importante sempre utilizar o fio dental, escovar os dentes com uma escova macia e usar um enxaguante bucal, de preferência com flúor.

Além desses procedimentos simples, é importante consultar um dentista para conferir se está tudo bem e fazer uma limpeza de dentes profissional e completa.

E, se você tiver um plano odontológico, fazer essa consulta e o procedimento é muito mais fácil e mais barato.

Vale lembrar que o dentista também consegue identificar o início do desenvolvimento de um problema mais grave nos seus dentes.

Como consequência, ele consegue resolver o problema antes que ele se agrave, com procedimentos que o plano odontológico também te ajuda a realizar por um valor mais acessível.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – A alimentação inflamatória e as consequências para o organismo