Enfermeiro percorre o Paraná em capacitação de profissionais de UTI Covid

O enfermeiro intensivista Kessler Koetzler, coordenador de uma das UTI Covid do Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba, é um dos profissionais que têm percorrido o Paraná no treinamento das equipes multiprofissionais que atuam em UTI Covid.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Sociedade de Terapia Intensiva com o apoio do Conselho de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), ABEn-PR, Associação Médica do Paraná e Conselho Regional de Medicina. O projeto já foi levado a Paranaguá, Campo Mourão, Campo Largo e Francisco Beltrão e deverá atingir todas as regiões do estado.

Kessler conta que o maior desafio da Covid-19 é a falta de conhecimento científico sobre a doença. “As informações sobre tratamento e manejo do paciente acometido pela Covid-19 mudam a todo instante. Aquilo que sabíamos em fevereiro já pode ter sido superado, por isso é necessário estarmos atentos às reações de cada paciente e estarmos prontos para intervir com novas técnicas”, destaca o enfermeiro.

Quanto à capacitação, Kessler diz que antes de oferecer um treinamento único à equipe multiprofissional que atua nas UTIs Covid, é preciso entender a realidade da instituição e adaptar o conteúdo aos equipamentos e insumos disponíveis para atendimento aos pacientes. “O assunto é muito polêmico, porque tudo é novo. O conteúdo tem que ser atualizado constantemente e deve ser adaptado com a devolutiva da equipe. Quando temos interação, todos crescem juntos”, explica.

Leia também – Demandas de décadas da Enfermagem se sobressaem no enfrentamento à Pandemia da Covid-19

Leia também – Canal de apoio emocional atende média de 130 profissionais de enfermagem por dia

Outro ponto destacado pelo enfermeiro é a complexidade da doença. “Muitos encaram a Covid-19 como uma doença pulmonar, porque é o que se destaca nos sintomas, mas é uma doença sistêmica, que atinge todo o organismo, por isso é preciso redobrar a atenção e o cuidado com esse paciente”, diz.

A presidente do Coren/PR, Enfermeira Simone Peruzzo, destaca a importância do conhecimento para conquistar o protagonismo e a visibilidade da categoria, especificamente do assistir pelo Enfermeiro.

Live

No dia 28 de maio, Kessler foi o convidado do Coren/PR para uma live que tratou do tema ‘Cuidados de enfermagem no agravamento da Covid-19’, onde pôde tirar as dúvidas dos profissionais que acompanharam a transmissão. O conteúdo pode ser visualizado no facebook do Coren/PR clicando aqui.

Leia também – Lives oferecidas pelo Coren/PR oportunizam conhecimento e atualização aos profissionais de Enfermagem

Leia também – Cursos gratuitos capacitam Enfermagem para combate à Covid-19