Empreendedorismo e saúde: conciliando as duas áreas

O empreendedorismo é visto como uma alternativa para melhora de cenários econômicos em todo o mundo. Em 2020, em meio a dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, no Brasil, por exemplo, microempreendedores surgiram por todo o território nacional. De acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, Micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar mais de 290 mil empregos durante a crise sanitária. Ideias empreendedoras podem ser aplicadas a todos os setores e cargos da sociedade, e a saúde não está isenta. Como aliar empreendedorismo e saúde?

Atualmente, há uma tendência de melhoria de hábitos para vida saudável, de modo que o mercado representa um enorme potencial para quem deseja se arriscar no meio. Além disso, por ser um setor básico da vida, a saúde, cedo ou tarde, será uma necessidade e todos e os cuidados com ela tendem a aumentar ao passo que a expectativa de vida da população também cresce.

Leia também – O futuro da medicina e o redesenho do mercado de saúde

Leia também – A Lei Geral de Proteção de Dados e os negócios da área de saúde

A partir disto, como pensar em empreendedorismo e saúde, buscando bons resultados. O neurocirurgião Leonardo Faria, por exemplo, viu na neurociência uma oportunidade de empreendimento e avanço tecnológico. Ele se tornou CEO da “Neurocirurgiões do Triângulo”, criador do portal “Meu Cérebro” e fundador da primeira universidade inteiramente digital sobre o cérebro, a “My Brain University“. “Eu quis mudar um pouco a perspectiva, quis encarar a minha profissão de um outro ponto de vista”, explica.

O empreendedor defende ainda, que na vida contemporânea, a internet é uma aliada fundamental para os novos negócios. “Comecei a estudar bastante o marketing de conteúdo e entendi que precisava produzir conteúdos de qualidade dentro da internet”, relembra Faria sobre os passos na combinação empreendedorismo e saúde.

Para ele, é importante observar o ambiente externo e adaptar as ideias empreendedoras às necessidades da população.

Acompanhe também – Carreira médica é tema do novo episódio do podcast Saúde Debate