Efeito da pandemia: diagnósticos de câncer de rim, próstata e bexiga caem 26%

Os diagnósticos de câncer de rim, próstata e bexiga caíram, em média, 26% no período da pandemia da Covid-19 em 2020, em comparação a igual período de 2019. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (4 de março), fazem parte de pesquisa encabeçada pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP), em parceria com instituições de saúde paulistas responsáveis pelo atendimento de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O medo de contrair o Covid pela exposição a ambientes potencialmente contaminados como consultórios, clínicas e hospitais tem impedido muitos homens de procurar ajuda médica. Porém, a recomendação da comunidade científica é que os pacientes não deixem de fazer suas consultas de rotina e, quando estão em tratamento, não abandonem a terapia”, disse o presidente da SBU-SP, o urologista Geraldo de Faria. “Dependendo do estágio da doença, quanto antes o homem iniciar o tratamento, melhor será o resultado e possibilidades de cura”, acrescentou. 

Leia também – Março azul-marinho: um alerta sobre os cuidados na prevenção do câncer colorretal

Leia também – Mitos e verdades sobre o câncer na próstata

De acordo com o levantamento, o Hospital das Clínicas da Unicamp observou uma queda de 52% nos casos de câncer de bexiga e de 63% de rim. Já no Hospital AC Camargo Câncer Center, a redução foi de 24% para os tumores da bexiga e 29% para os de rim. Os dados para o câncer de rim do Hospital São Paulo mostraram redução no diagnóstico de novos casos de 35%.

Câncer de próstata

De acordo com a pesquisa, os diagnósticos de tumor de próstata – o segundo câncer urológico de maior prevalência na população masculina, e também a segunda maior causa de óbito do homem – teve uma redução média de 33% nas instituições apuradas. 

No Hospital AC Camargo Câncer Center, a queda foi de 48%; no Hospital das Clínicas da Unicamp, 61%. Em números absolutos, o Hospital São Paulo – Unifesp diagnosticou 57 novos casos de câncer de próstata em 2020, ante 76 em 2019. Já o Hospital das Clínicas da Unicamp atendeu 67 novos casos em 2020, contra 172 diagnosticados em 2019.

Leia também – Dramas e dilemas de pacientes com câncer em meio à pandemia da Covid-19

Leia também – Outubro Rosa: impacto da pandemia no diagnóstico precoce do câncer de mama

Leia também – Impacto da pandemia no diagnóstico do câncer infantil

Leia também – Alerta para diagnósticos tardios de câncer em crianças e adolescentes durante a pandemia