Retomando a rotina após as festas: cuidados no trabalho para prevenir a Covid-19

schedule
2021-01-07 | 00:25h
update
2022-03-16 | 21:52h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

Recesso de fim de ano já terminaram para grande parte dos brasileiros, que já retomaram a rotina. No início de 2021, além dos planos, é necessário relembrar os cuidados no trabalho para prevenir a Covid-19. Brechas em protocolos podem favorecer os riscos, no caso de quem já está de volta ao trabalho presencial, especialmente. Por isso, as empresas devem estar atentas e fazer as adaptações necessárias, enquanto funcionários precisam seguir as recomendações.

Estas mesmas orientações deverão ser seguidas no trabalho no pós-pandemia, segundo especialistas. Algumas lições apreendidas durante 2020 devem ser levadas para o futuro.

Entre estas recomendações, para relembrar neste início de 2021 e para deixar a empresa preparada para quando houver uma retomada efetiva da rotina de todos os funcionários, estão as adaptações na higienização, limpeza e distanciamento, além do uso de máscaras.

Acompanhe abaixo as medidas listas pela Sharecare, empresa líder mundial na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, para este momento de retomada e de pós-pandemia, para os cuidados no trabalho para prevenir a Covid-19.

Leia também – Retorno ao trabalho presencial deve seguir normas de saúde e segurançaAMP

Perspectivas para a volta do trabalho presencial

Apesar da adoção do home office em uma parte do isolamento e da continuidade deste método de trabalho para parte dos trabalhadores e em determinados momentos da pandemia, muitas empresas optaram pelo retorno do trabalho presencial. Incluisve porque para vários setores apenas o home office e a digitalização não atendem às demandas. Entretanto, como a pandemia ainda não passou, o ideal é que o retorno dessas atividades presenciais seja acompanhado por um conjunto de medidas de segurança.

  • Flexibilização de horários

Por se tratar de um vírus de fácil contágio, evitar aglomerações continua sendo uma boa medida de segurança, que pode ser muito bem adotada no meio empresarial a partir da adoção da flexibilização de horários. Com isso, é interessante a empresa negociar com os seus colaboradores horários alternativos de trabalho, de modo a montar uma escala que priorize o mínimo de funcionários juntos.

  • Adoção de medidas preventivas
Publicidade

É notório que a presença do vírus na sociedade impôs hábitos mais rígidos de higiene e de convivência social. Essa cultura preventiva pode ser estendida ao meio empresarial com a adoção de medidas simples:

1) Disponibilização de álcool em gel

Já está comprovado cientificamente que o álcool em gel, com grau alcoólico de 70%, é eficaz na prevenção do coronavírus. Assim, trata-se de um excelente desinfetante para as mãos, assim como para objetos e superfícies.

Deste modo, é muito importante que as empresas disponibilizem para seus funcionários uma quantidade satisfatória de álcool em gel, distribuindo os frascos principalmente em locais como entrada, saída e banheiros.

2) Rotina de limpeza

Outro ponto que precisa ser destacado é a necessidade de aumentar a rotina de limpeza em todos os ambientes de trabalho da empresa. Isso inclui elevar a frequência com que os corrimãos, maçanetas e demais superfícies são devidamente desinfetados.

Além disso, é válido ter atenção com a limpeza dos banheiros, já que esses ambientes são considerados por muitos especialistas como um local de risco maior quando não higienizados.

3) Incentivar colaboradores doentes a ficar em casa

É extremamente importante manter um diálogo aberto com todos os funcionários de maneira a deixá-los confortáveis. Dessa forma, eles saberão que não há problema em informar sobre algum problema de saúde. E, caso um colabore manifeste algum sintoma da Covid-19 ou tenha alguma suspeita em relação à doença, o ideal é incentivá-lo a permanecer em casa e retomar as atividades presenciais apenas após o período de afastamento apropriado.

Leia também – Saúde mental em jogo: a pandemia e o excesso de trabalhoAMP

  • Atenção à saúde mental dos colaboradores

Por mais que o isolamento social seja uma medida eficaz no combate ao coronavírus, ele pode acarretar impactos negativos na saúde mental das pessoas. As consequências de um isolamento tão prolongado ainda estão sendo estudadas no mundo inteiro. Considerando esse fator, a volta do trabalho presencial pós-pandemia levanta uma questão que exige muita atenção por parte das empresas e seus gestores: o monitoramento da saúde mental dos colaboradores.

Essa preocupação é importante em razão de dois aspectos principais. O primeiro diz respeito à demonstração de zelo e consideração que a empresa tem pela sua equipe de trabalho, o que é fundamental.

O outro ponto se associa com o fato de que colaboradores mais felizes são capazes de produzir mais. Ou seja, é imprescindível que as empresas garantam ambientes de trabalho cada vez mais seguros, projetados de forma a conciliar a produção profissional e a qualidade de vida dos funcionários.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Nse9IuTb51M” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

  • Engajamento da equipe

Todas essas medidas de segurança são importantes e precisam ser consideradas por todas as empresas que voltarão a ter trabalhos presenciais. Entretanto, sem o devido engajamento de toda a equipe, essas ações preventivas muito provavelmente não serão eficazes, já que a conduta irresponsável de apenas um funcionário pode colocar em risco o trabalho e a segurança de todos.

Para melhorar esse engajamento, é interessante promover ações dentro da empresa, como palestras, que visem conscientizar os colaboradores quanto à importância do seu papel na prevenção da saúde coletiva. Nessa ocasião, também é importante mostrar que o desafio somente será vencido com o trabalho em grupo.

A volta do trabalho pós-pandemia é um assunto que requer uma atuação em conjunto, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos colaboradores. Vale enfatizar ainda que todas essas medidas preventivas não devem ser entendidas como um custo, mas sim como um investimento, visto que elas promovem a saúde, levando a uma otimização do custo do plano de saúde corporativo. Os cuidados no trabalho para prevenir a Covid-19 diminuem os riscos de contaminação e podem acarretar em uma série de benefícios para todos que frequentam o ambiente corportativo.

Leia também – Estou com sintomas da Covid-19: o que fazer?AMP

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
13.11.2024 - 14:03:45
Uso de dados e cookies: