Curitiba é a primeira cidade do Brasil a usar a videoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da Covid-19. O serviço a distância começa a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (27 de março) e tem como objetivo reduzir o fluxo de pacientes presenciais nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.
A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia, com sede brasileira em Curitiba. “Com a nova tecnologia, as pessoas suspeitas da doença não vão precisar sair de casa para se consultar com um médico do SUS curitibano, o que poderá minimizar os efeitos do novo coronavírus na capital”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
O atendimento médico por videoconferência será feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h. Cerca de 700 pessoas poderão ser atendidas diariamente.
Inicialmente, a pessoa irá passar por uma triagem na Central de Atendimento da Secretaria de Saúde, no telefone (41) 3350-9000. Constatada a necessidade do atendimento por vídeo – os casos moderados e graves -, o paciente irá receber no smartphone, por SMS, um link que dará acesso à consulta on-line, que deve ocorrer no mesmo dia.
A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, explicou que 24 médicos irão fazer as videoconsultas em terminais com câmeras e o prontuário do paciente. “As pessoas que apresentarem sintomas serão encaminhadas para o atendimento de videoconferência”, salientou. Já os casos leves continuarão a receber orientações dos atendentes da Central de Atendimento.
A Doctoralia, parceira da prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento nesta iniciativa, anunciou que a tecnologia também estará disponível gratuitamente para outros municípios durante a pandemia.
Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus
Contratação
A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal abriu, nesta quinta-feira (26), o período de inscrições para a contratação emergencial de 358 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, pelo processo seletivo simplificado (PSS). Os interessados terão apenas três dias para fazer a inscrição. Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição concluída, ou seja, os primeiros inscritos serão convocados antes.
Nesta etapa, serão contratados 140 enfermeiros e 218 técnicos de enfermagem em saúde pública. Todos devem ter registro no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR).
As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura de Curitiba até domingo, dia 29, às 23h59. Há um edital para a função de Enfermeiro e outro para a de Técnico de Enfermagem.
No dia 30 de março será publicada a classificação provisória. Os participantes do PSS poderão entrar com recurso on-line e a classificação final será divulgada no dia 31. A expectativa de convocação para a entrega da documentação e contratação dos profissionais de saúde é dia 1º de abril.
Médicos
Até o dia 9 de abril, 50 novos médicos passam a integrar a linha de frente da rede municipal de saúde no combate à epidemia da Covid-19. Eles estarão nas 74 unidades básicas de saúde que farão a triagem dos casos suspeitos e atenderão pacientes com quadros respiratórios graves.
Os médicos foram contratados, em regime de urgência, via Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Além deles, também serão contratados mais dez novos enfermeiros. Até esta quinta-feira (26), dos 50 médicos, 15 já haviam iniciado o trabalho em seus postos.