Cuidados para prevenir a dengue no verão

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (22 de dezembro) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirma mais 122 novos casos da doença. No atual período epidemiológico, com início em agosto, o estado totaliza 1.497 casos, distribuídos em 175 municípios, com cinco mortes por dengue. Até o momento são 15.981 notificações para a dengue.

“O verão, que teve início no dia 21 de dezembro, é a estação mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue em função das chuvas. O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso, é importante repetirmos sempre que a principal medida preventiva para a dengue é evitar recipientes e vasilhames destampados ou qualquer local que acumule água nas áreas externas e internas das residências, pois estes pontos podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito”, afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Leia mais – Covid-19 e dengue: estudo levanta possibilidade de imunização

Como principal medida de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Sesa lançou em outubro o Plano de Ação para o Enfrentamento da Dengue, Zika vírus e Febre Chikungunya para o período epidemiológico 2020/2021 com o apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Plano Estadual prevê ações de preparação para o período de maior transmissão, que é o verão, e a principal ação que já está em implantação em todo estado é a integração das equipes profissionais da Vigilância com a Atenção Primária e Urgência e Emergência, o que agiliza a investigação dos casos e busca a melhoria no acolhimento, atendimento e acompanhamento do usuário da saúde.

O plano prevê até o final do mês o funcionamento de 60 Unidades Sentinelas, distribuídas nas 22 Regionais de Saúde, para o monitoramento do sorotipo circulante de dengue nas regiões do estado. “Mas para que as ações surtam resultados e que o combate à dengue seja realmente efetivo, reforçamos mais uma vez que é imprescindível a participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da doença. A dengue mata e o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti depende do apoio de todo paranaense”, acrescentou o secretário.

Leia mais – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela: saiba como reconhecer os sintomas

Leia também – Covid-19: infectologista alerta para os cuidados nas festas de fim de ano