Coronavírus: Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados

O Brasil soma 92 mortes por Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. A atualização foi divulgada nesta sexta-feira (27 de março) pelo Ministério da Saúde. No dia anterior, o país havia registrado 77 mortes pela doença e o novo balanço aponta um aumento de 18%.

Entre as mortes computadas nesta sexta-feira estão duas no Paraná. Elas aconteceram na cidade de Maringá.

Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. A taxa de letalidade chegou a 2,7%. 

O total de casos confirmados saiu de 2.915 para 3.417 nesta sexta-feira e o resultado marcou um aumento de 80% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas. O número de casos novos foi de 502, somente em um dia, atingindo o número mais alto da série histórica.

São Paulo acumula 1.233 casos. O estado, epicentro da epidemia no país, é seguido por Rio de Janeiro (493), Ceará (282), Distrito Federal (230), Rio Grande do Sul (195) e Minas Gerais (189). 

Também registram casos Santa Catarina (149), Paraná (119), Bahia (115), Amazonas (89), Pernambuco (56), Goiás (49), Espírito Santo (47), Rio Grande do Norte (28), Mato Grosso do Sul (28), Acre (25), Sergipe (16), Maranhão (13), Pará (13), Alagoas (11), Mato Grosso (11), Roraima (10), Paraíba (nove), Piauí (nove), Tocantins (oito), Rondônia (seis) e Amapá (dois).



Curitiba

A prefeitura de Curitiba divulgou um decreto nesta sexta-feira (27) estabelecendo medidas complementares ao enfrentamento da emergência em Saúde Pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19) e definindo os serviços e atividades essenciais, nos âmbitos público e privado, que devem ser resguardados na cidade.

O decreto 470 atualizou procedimentos de prevenção e controle do coronavírus adotados desde o início da pandemia e, segundo a prefeitura, está alinhado aos decretos e portarias emitidos nos âmbitos federal e estadual e ajustado ao âmbito local da cidade de Curitiba. 

O decreto traz uma lista de 53 serviços e/ou atividades considerados essenciais e que devem permanecer em funcionamento neste período. Entre elas estão a assistência à saúde, incluídos os serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos, laboratoriais, farmacêuticos e hospitalares; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; atividades de segurança privada, incluído vigilância; atividades de defesa civil; serviço funerário. Na lista atualizada foram incluídos serviços de lavanderia, inspeção de alimentos de origem animal e vegetal, serviços prestados por lotéricas e serviços de call center, entre outros.

No que diz respeito à essencialidade da prestação da assistência religiosa, o município garante a liberdade de culto e recomenda que sejam evitadas aglomerações de forma a reduzir a transmissão comunitária do novo coronavírus.

A consulta sobre os decretos emitidos em Curitiba a respeito do combate ao novo coronavírus podem ser consultados aqui.

Leia também – Coronavírus: presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza a absoluta necessidade de isolamento social neste momento

Leia também – Coronavírus: cuidados em saúde mental para trabalhadores da Saúde