Controle da diabetes e atividade física: cuidados

O controle da diabetes e a atividade física estão diretamente relacionados. Se esta já é uma das recomendações para uma vida mais saudável, para as pessoas com diabetes ela se torna fundamental. Por isso, é essencial saber como inserir corretamente a atividade física na rotina dos diabéticos.

Emerson Bisan, coordenador de Exercício Físico do Correndo pelo Diabetes (CPD) – organização sem fins lucrativos que tem como objetivo social estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes – conta que uma das perguntas mais frequentes é com relação à glicemia ideal para iniciar uma atividade física com segurança.

Leia também – Quais são os riscos da diabetes? Um perigo silencioso

Leia também – Diabetes: acompanhamento é essencial

“Costumo dizer que é importante mantermos a glicemia dentro do intervalo preconizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) para que, no momento de início da atividade, o valor esteja entre 120mg/dl e 150mg/dl. Busco esse intervalo para começar qualquer atividade que requeira atenção, seja uma corrida, uma palestra, uma defesa de tese, uma entrevista etc”, explica.

O preparador físico afirma que esse intervalo traz segurança para minimizar uma possível chance de hiperglicemia ou hipoglicemia. Ele ainda diz que o controle da diabetes e atividade física dependem justamente deste cuidado por parte do diabético. Para isso, ele deve se fazer cinco perguntas antes de começar a treinar: qual é a sua glicemia naquele momento?; quando foi a sua última refeição?; você tem insulina ativa? ou sua medicação oral ainda está agindo?; quanto tempo vai durar a sua atividade?; o que você tem em mãos para corrigir uma hipoglicemia?.

Para Bisan, o segredo é se preparar, mas estar também preparado para lidar com o inesperado. Ele lembra também sobre a importância de procurar um profissional de educação física antes de iniciar um novo exercício. “E não se esqueça de conversar com o seu médico sobre os ajustes de dose e medicação oral”, alerta.

Leia também – Controle do diabetes evita problemas de visão e nos pés

Leia também – Diabetes: é possível controlar a glicemia comendo alimentos que gosto?