Como a consciência corporal melhora a sua comunicação

Você já imaginou qual a imagem que as pessoas têm a seu respeito a partir do que elas percebem na sua postura corporal, expressão facial e gesticulação?

Ao nos comunicarmos estamos o tempo todo falando sobre quem somos, o que sentimos e pensamos. Quando temos consciência do nosso corpo, podemos usá-lo de uma forma mais eficiente na comunicação e identificar elementos que podem ser inadequados ou que talvez não nos ajudem muito, como por exemplo, uma expressão sisuda que afaste as pessoas.

Nossas atividades se tornaram muito mais online e acredito que continuarão assim. Precisamos compreender quais fatores são mais relevantes nesta forma de comunicação. As reuniões, as apresentações em frente às câmeras nos colocaram mais em contato com o nosso jeito de ser.

Por isso, a imagem que transmitimos em um vídeo conta muito. Você já participou de uma reunião em que seu chefe estava com a cara tão fechada que acabou impactando na sua fala? Como você se sentiu vendo as expressões dele? Provavelmente, você sentiu que era um problema com você, quando na realidade a expressão dele poderia estar relacionada com algum fato ocorrido antes da reunião.

O que parece um detalhe sem valor pode interferir muito negativamente nos resultados de uma atividade. A comunicação acontece no momento presente. Se você está tratando de um assunto, mas com a cabeça cheia de preocupações relacionadas a outro, é bem provável que seu corpo transmita uma mensagem muito diferente daquela que você desejaria passar. É importante você ter consciência de como está a sua expressão em cada evento online do qual você participa.

Vamos fazer um exercício simples? Feche os olhos por alguns instantes e perceba como está o seu corpo agora. Perceba: ele apresenta rigidez e tensão excessiva ou está tranquilo e relaxado? E a sua respiração: curta, ofegante ou confortável? Ainda, como está a sua expressão facial: serena, relaxada ou preocupada e séria demais? Quais informações seu semblante expressa neste momento? Para finalizar, respire profundamente e solte o ar bem devagar buscando a gostosa sensação de paz.

A minha querida mestra de Yoga, Iná Camargo sempre dizia: “Quando fechamos os olhos para fora, eles se abrem para dentro.” Ou seja, no instante que você fechou os olhos para realizar o exercício proposto acima, você entrou naturalmente mais em contato consigo mesmo. Isso lhe permitiu se perceber melhor, não é mesmo? Portanto, experimente: crie esse hábito saudável de fechar os olhos por alguns instantes e restabeleça rapidamente a sua conexão com o seu corpo e impeça que a sobrecarga mental prevaleça. Assim, você pode se sentir renovado para as atividades do seu dia. Essa é uma maneira de sair do “piloto automático” para permitir que você se expresse com mais naturalidade.

Vivemos um momento de elevada tensão. Precisamos cuidar uns dos outros e como a comunicação tem um grande impacto nas atividades diárias de todos, devemos ter muita atenção para que ela seja harmoniosa. Afinal, a comunicação é uma ponte que nos liga ao outro. Um sorriso ou uma cara boa podem mudar totalmente uma situação, seja ela online ou presencial.

Boa sorte! 

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.